Notícias / Nacional

14/05/16 às 21:42 / Atualizada: 14/05/16 às 21:52

Terra indígena homologada nos municípios de Canarana e Gaúcha do Norte: os proprietários que estavam na área antes de 2009 serão indenizados

Jornal O Pioneiro

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Decreto publicado no Diário Oficial da União, na segunda (2.5), confirma a demarcação administrativa de novas terras indígenas. Uma delas é a reserva Pequizal do Naruvôtu, situada nos municípios mato-grossenses de Canarana e Gaúcha do Norte, com área total 27.980 hectares, ao sul do Parque Indígena do Xingu (MT).

“Fica homologada a demarcação administrativa promovida pela Fundação Nacional do Índio (Funai), da terra indígena denominada Pequizal do Naruvôtu, localizada em Canarana e Gaúcha do Norte, Mato Grosso, destinada à posse permanente do grupo indígena Naruvôtu, com superfície de 27.878 mil hectares, 50 ares e 29 centiares e perímetro de 98.097 mil metros e 60 centímetros, a seguir descrita”, diz trecho do decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff (PT).

Conforme a Funai, esta terra pertenceu antes da colonização da região ao povo Naruvutu, que reside no Alto Xingu, próximo a Canarana, mas que acabaram sendo empurrados para o Parque do Xingu. Uma das provas de que os índios residiam nessa região é a existência de pequizais, que tradicionalmente são plantados junto às aldeias dos Naruvutu. O estudo para demarcação da terra iniciou em 1998. No ano de 2009 aconteceu a declaração da demarcação. Os proprietários que estavam na área da Terra Indígena Pequizal Naruvutu antes de 2009 serão indenizados. No local haviam fazendas e várias pousadas.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet