Notícias / Meio Ambiente

12/05/16 às 11:38 / Atualizada: 12/05/16 às 11:46

Livro sobre Flora Arbórea de Mato Grosso está disponível na Sema

Roberta de Cássia

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
As espécies arbóreas dos biomas de Mato Grosso (Cerrado, Pantanal e Amazônia) foram catalogadas no livro “Flora Arbórea de Mato Grosso- Tipologias vegetais e suas espécies, Elaborado por três servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA) que desenvolveram esse trabalho de pesquisa para que o estado tivesse um livro de referência para produtores,  engenheiros florestais, ambientais, biólogos, agrônomos e Analistas de Meio Ambiente.

Os autores explicam que o objetivo foi organizar às informações referentes às espécies arbóreas por tipologia vegetal que ocorrem no Estado para orientar profissionais e produtores na elaboração de projetos de restauração de áreas degradadas, manejo florestal, estudos de impacto ambiental, entre outros documentos técnicos importantes para a emissão de autorizações ambientais.  “Neste livro foram reunidas todas as informações disponíveis sobre as espécies arbóreas, levantadas 26.299 amostras de ocorrências em Mato Grosso; 2.191 espécies identificadas em 14 herbários, 61 artigos científicos e 27 estudos ambientais. O livro ainda trás  dois encartes: o Mapa de Vegetação e o Mapa de Biomas e Municípios do Estado de Mato Grosso”, comenta o coordenador de Conservação e Restauração de Ecossistemas da Sema Elton Antonio Silveira, um dos autores do livro, mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade.

Além dele, também são autoras do livro a Doutora em Biologia Vegetal, Hélida Bruno Nogueira Borges e Ligia Nara Vendramin mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade.

O trabalho de elaboração do livro começou em 2011, quando a Dra. Helida Borges, analisando algumas informações contidas em solicitações e relatórios ambientais observou a dificuldade por parte dos consultores na definição das espécies arbóreas. Com intuito de facilitar o acesso à informação e apoiar o aprimoramento de projetos e análises ambientais, reuniu-se neste livro o material mais confiável sobre a ocorrência das espécies arbóreas por tipologia vegetal de MT.

Os interessados no livro, podem procurar a Coordenadoria de Conservação e Restauração de Ecossistemas da  Sema e falar com Hélida, Ligia ou Elton, pelos telefones (65) 3613 7327 ou (65) 3613 7351.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet