Notícias / Nacional

08/05/16 às 11:32

Nesta data foi Abolida a escravidão dos Índios no Brasil

Em 8 de maio de 1758, entra em vigor no Brasil o alvará da abolição da escravatura indígena

Opinião e Notícia

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Nesta data foi  Abolida a escravidão dos Índios no Brasil

Os índios foram libertados, primeiro, nos estados do Pará e Maranhão

Foto: Wikipedia

A abolição da escravatura indígena aconteceu, de forma oficial, por iniciativa do marquês de Pombal. Primeiro, foi implantada a lei de 6 de junho de 1755, válida para o estado do Pará (na época, Grão-Pará) e Maranhão. Posteriormente, a medida foi implantada, por alvará, ao longo do país, em 8 de maio de 1758.

Quando os portugueses chegaram ao Brasil no século XVI, encontraram uma terra povoada por índios, livres e autônomos. Os exploradores europeus travaram, inicialmente, um bom relacionamento com os nativos brasileiros, que os ajudavam na exploração de pau-brasil, derrubando árvores e levando-as aos portos de embarque, um trabalho árduo pelo qual não eram remunerados de forma justa.

Quando o processo de colonização começou, os portugueses passaram a expulsar os nativos de sua própria terra, capturá-los e escravizá-los. Eram uma mão de obra mais barata que os negros africanos. Neste período de escravidão, os índios foram vítimas da violência, roubados de sua dignidade e liberdade.

O índio só deixou de ser escravo quando os portugueses adquiriram condições econômicas para a compra de escravos negros. O trabalho de catequese realizado pelos jesuítas se opunha à escravidão.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet