Notícias / Policial

06/05/16 às 14:54

Engenheiro é preso em flagrante por fraude no Intermat

Assessoria Policia Civil

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Um engenheiro agrimensor foi preso em flagrante por fraude no Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat). A prisão foi efetuada pelo presidente do órgão, delegado Fausto José Freitas da Silva, na tarde de quinta-feira (05.05), que acionou o plantão da 2ª Delegacia de Polícia para condução do suspeito e lavratura do auto de prisão em flagrante.

O engenheiro, P.F., 46 anos,  foi flagrado tentando protocolar dois pedidos de Carta de Anuência – certidão fornecida pelo Intermat que atesta a incidência ou não de ocupação por terceiros de terra devoluta -  com o mesmo comprovante de pagamento da taxa cobrada pelo serviço. A prática é ilegal, pois para cada serviço solicitado deve ser paga uma nova taxa. Para expedição de carta de anuência o valor cobrado é de R$ 529,50.  

O presidente do Intermat, Fausto Freitas, disse que desde que assumiu o cargo, vem sendo identificados casos de fraudes no órgão, como o flagrado na tarde de quinta-feira. Segundo ele, particulares protocolam mais de um pedido de carta de anuência em nome do mesmo interessado e utiliza o mesmo boleto de pagamento para todos os processos. “Os servidores do setor de Protocolo foram orientados a terem mais atenção na conferência dos comprovantes de pagamento que os interessados juntam aos pedidos”, declarou.

O gestor do órgão também informou que o Intermat está buscando mecanismos para coibir esse tipo fraude e já foi solicitado às Secretarias de Estado de Gestão e de Fazenda novas ferramentas para serem implementadas no sistema de Protocolo e de emissão de guias, uma vez que apenas com a análise documental se torna difícil de identificar de imediato a fraude.

O engenheiro respondeu o flagrante pelo crime de tentativa de estelionato. Ele pagou fiança de R$ 5 mil e foi posto em liberdade. O flagrante foi lavrado pelo delegado plantonista, Rogério Silva Ferreira. 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet