Notícias / Policial

06/05/16 às 10:22

FIM DAS FÉRIAS - Ex-servidor acusado de fraudes na Seduc é preso no Rio Grande do Norte

Wander Luiz dos Reis estava de férias com a família

Redação Folha Max

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
O ex-servidor da Secretaria de Educação, Wander Luiz dos Reis, foragido da operação Rêmora, foi preso nesta quinta-feira no Rio Grande do Norte. Ele estava em férias com a família e foi detido por integrantes do Gaeco potiguar.

Segundo a assessoria do Ministério Público de Mato Grosso, Wander estava hospedado no flat Luar da Ponta Negra, em Natal. Ele deve ser recambiado para Mato Grosso nesta sexta-feira.

Wander era considerado foragido desde a última terça-feira, quando foi deflagrada a “Operação Rêmora”. Ele é acusado de participar do núcleo de servidores públicos que forneciam informações privilegiadas sobre licitações da pasta para o empresário Giovani Guizardi, também preso na operação.

Além dele, foram presos os ex-servidores Fábio Frigeri e Moisés Dias da Silva. Todos já tiveram as prisões cumpridas.

OPERAÇÃO RÊMORA

A “Operação Rêmora” foi deflagrada a fim de desmantelar uma organização criminosa que atuava em licitações e contratos administrativos de obras públicas de construção e reforma de escolas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT). De acordo com as investigações, ela agia em três núcleos.

O núcleo de operações,  após receber informações privilegiadas das licitações públicas para construções e reformas de escolas públicas estaduais, organizou reuniões para prejudicar a livre concorrência das licitações, distribuindo as respectivas obras para 23 empresas, que integram o núcleo de empresários.

Por sua vez, o núcleo dos agentes públicos era responsável por repassar as informações privilegiadas das obras que iriam ocorrer e também garantir que as fraudes nos processos licitatórios fossem exitosas, além de terem acesso e controlar os recebimentos dos empreiteiros para garantir o pagamento da propina. 

Já o núcleo de empresários, que se originou da evolução de um cartel formado pelas empresas do ramo da construção civil, se caracterizava pela organização e coesão de seus membros, que realmente logravam, com isso, evitar integralmente a competição entre as empresas, de forma que todas pudessem ser beneficiadas pelo acordo.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet