Notícias / Educação

05/05/16 às 23:21

INPI acolhe mais um pedido de patente da UFMT

Assessoria UFMT

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
O Instituto Nacional de Pesquisa e Inovação (INPI) acolheu mais uma solicitação de patente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Trata-se do “Aglomerante hidráulico alternativo à base de calcário e resíduos de cerâmica vermelha”, cujos autores são os professores Alex Neves Junior, da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Câmpus de Cuiabá, e Rogério Barbosa, do curso de Engenharia Civil, Câmpus do Araguaia. O invento proporciona um novo método para a obtenção de aglomerante hidráulico alternativo, semelhante ao cimento convencional produzido a partir de calcário, mas com a substituição da argila comum extraída da natureza, por resíduos de cerâmica vermelha calcinada de qualquer natureza. De acordo com os pesquisadores, esse resíduo, apesar de já ter passado por um processo de queima nas olarias, ainda se apresenta como uma excelente fonte de sílica, alumina e ferro, elementos necessários na composição de um aglomerante hidráulico semelhante ao cimento convencional.

O novo aglomerante é obtido a partir de uma mistura de calcário com resíduos de cerâmica vermelha, que, após a homogeneização, é transformada em cal, por meio de um processo chamado de calcinação, sob temperaturas a partir de 1200°C, durante três horas ou mais. O produto resultante dessa calcinação é pulverizado e juntado ao sulfato de cálcio hemi-hidratado (gesso) em quantidades que podem variar de 3% a 5% da sua massa total. O produto final obtido é um aglomerante hidráulico alternativo que pode ser utilizado na confecção de pastas, argamassas e concretos, com ou sem a utilização de aditivos comumente utilizados no cimento convencional, cujas aplicações encontram-se em diversas áreas da engenharia civil e em outras indústrias.

O produto é resultado da tese de doutorado do professor Alex Junior, que teve como tema “Desenvolvimento e Caracterização Experimental de concretos Ecológicos que capturam CO2 da atmosfera”, dentro da linha de pesquisa “Materiais de construção sustentáveis”.

Com o deferimento de mais este pedido de patente, a Universidade Federal de Mato Grosso possui agora um total de nove solicitações acolhidas pelo INPI aguardando a concessão. A UFMT, por meio do seu Escritório de Inovação Tecnológica (EIT), incentiva o desenvolvimento de pesquisa e inovação, oferecendo suporte acadêmico para a elaboração de novas tecnologias e proporcionando apoio jurídico para a proteção intelectual dos inventos de seus pesquisadores, informa o coordenador do EIT, Antônio Carlos Trita. Todo processo de solicitação de patentes é coordenado pelo EIT, que conta com uma equipe preparada para atender a demanda dos pesquisadores da UFMT.

Conheça mais sobre a pesquisa do professor Alex.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet