Notícias / Justiça

04/05/16 às 09:16

MPF pede anulação de fase de concurso para professores da UFMT

Durante a realização das provas escritas, candidatos tiveram que escrever seus nomes na folha de respostas

Assessoria

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
O Ministério Público Federal no Mato Grosso (MPF) ajuizou ação civil pública contra a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), para anular a fase de prova escrita do concurso público para professores regido pelo Edital nº 05/Proad/SGP/2015.

A ação se baseia no fato de, durante a realização das provas escritas, ter sido determinado aos candidatos que escrevessem seus nomes na folha de respostas, possibilitando a identificação pela banca examinadora do candidato cuja prova estava corrigindo.

Ao agir dessa forma, a UFMT teria ignorado vários princípios da Administração Pública, dentre os quais a isonomia, a finalidade, a impessoalidade e a moralidade administrativa, bem como a violação concreta ao direito dos candidatos de receberem avaliação idônea, baseada única e exclusivamente no mérito.

A sistemática adotada pela UFMT não tem amparo legal e não encontra paralelo na prática de outros concursos pelo país. Ao contrário: a identificação do examinado em provas escritas pode induzir o examinador tanto a prejudicar quanto a favorecer o candidato, afetando a imparcialidade na correção e gerando descrença da população quanto à idoneidade do concurso.

O MPF pediu a concessão de tutela provisória para que a UFMT não pratique novos atos referentes ao concurso, suspendendo inclusive posse dos candidatos aprovados. Nos demais concursos, a instituição deve adotar sistema em que os candidatos não sejam identificados de qualquer forma nas provas objetivas e escritas pelos examinadores em todos os concursos elaborados por ela.

Foi requerida também multa equivalente a R$ 50 mil para cada edital ou fase de prova escrita realizados posteriormente e que sejam violadores da decisão, além de multa diária de R$ 5 mil para cada dia em que a UFMT deixe de cumprir a decisão judicial.

Novos procedimentos foram instaurados para averiguar outras irregularidades ocorridas no mesmo concurso e poderão ser objeto de futuras recomendações.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet