Notícias / Saúde

03/05/16 às 18:07

Vinho tinto combate bactérias que desencadeiam cáries e outros problemas bucais

Tabata Mertz

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Vinho tinto combate bactérias que desencadeiam cáries e outros problemas bucais

Foto: Assessoria

De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry, o vinho tinto possui elementos antimicrobianos que combatem as bactérias causadoras de cáries, gengivite e, até mesmo, a perda dos dentes.

Essas bactérias formam biofilmes bucais, que evoluem para placas bacterianas, produzindo ácidos difíceis de serem removidos. As cáries são extremamente comuns, porém, podem comprometer toda a estrutura dental, tornando essencial a realização de um tratamento endodôntico para recuperar sua estrutura e evitar a perda total do dente.

Para realizar o experimento, cientistas suíços e espanhóis cultivaram bactérias parecidas com as existentes na boca e fizeram com que esses biofilmes entrassem em contato com diferentes líquidos como vinho tinto, vinho tinto sem álcool, vinho tinto enriquecido com extrato de semente de uva, água e etanol 12%.

 A conclusão foi a de que os três tipos de vinhos tinto são eficazes no combate ao desenvolvimento dessas bactérias. O extrato da semente de uva também apresentou o mesmo efeito que os vinhos. Os pesquisadores sugerem que seria possível incorporar a bebida em produtos de higiene bucal, como as próprias pastas de dentes.

Em contrapartida, é importante lembrar que o vinho tinto também é conhecido por manchar os dentes e é necessário cuidado ao consumir a bebida. Algumas medidas simples como beber água com gás e comer alimentos ricos em fibras contribuem para soltar o vinho dos dentes antes que se tornem manchas permanentes.
 
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Alimenta o tráfico

         Discute-se porte e posse de drogas. Lembremos que quem alimenta os traficantes enriquecendo-os, tornando-os poderosos, com tentáculos na máquina estatal, capaz de corromper, são exatamente os...

 
 
 
 
Sitevip Internet