Notícias / Educação

03/05/16 às 16:21

Estudantes de Querência participam de Conferência Internacional na Romênia

A feira de Jovens cientistas reuniu representantes de pelo menos 30 países

Ênya Morais da assessoria

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Estudantes de Querência participam de Conferência Internacional na Romênia

Geziel Ávila, Guilherme Weber e Rick Wochner durante a Conferência na Romênia

Foto: Assessoria

Três estudantes, inglês revisado, projeto de ciências na mochila, Romênia à vista. Entre os dias 16 e 22 de abril Guilherme Weber, Ricky Wochner e Geziel Ávila representaram o Brasil na 23ª Internacional Conference of Young Scientists na cidade de Cluj-Napoca, Transilvânia. Com a menor delegação da feira, os estudantes competiram com jovens cientistas da Alemanha, França, Rússia, Holanda, China, Reino Unido e Coréia do Sul. O objetivo é desenvolver um projeto com temas ligados à Física, Matemática, Ciências da Computação, Ciências Ambientais e Ciências Humanas. Diferente de uma feira tradicional, os estudantes foram julgados por uma banca internacional e sabatinados acerca das pesquisas que desenvolveram. O idioma do evento é o inglês, sem direito à tradução. Com elevado nível de pesquisas, a conferência alia intercâmbio cultural ao desenvolvimento dos estudantes.
 
 Ricky Wochner e Geziel Ávila que tiveram os projetos selecionados para representar o Brasil, ambos com 15 anos, são estudantes do ensino médio na cidade de Querência. Já Guilherme Weber, que conquistou uma medalha na competição em 2013, chefiou a equipe. Rick elaborou uma revisão prático-bibliográfica sobre as infecções alimentares causadas a partir do Campylobacter, uma bactéria que se aloja no intestino humano e provoca sintomas como dor de cabeça e náuseas. O estudante fala sobre a experiência: “Foi muito interessante, qualquer pessoa gostaria de ter uma oportunidade dessa de representar o país no exterior, foi uma experiência única”, conta. Geziel produziu uma análise prático-epidemiológica no município de Querência sobre o acesso da população jovem às drogas lícitas e ilícitas. Os jovens não alcançaram o pódio, mas ganharam em conhecimento para a vida. “Dei uma arranhadinha no inglês, mas no final deu tudo certo. É muito diferente de quando se está no seu país”, explica Geziel.
 
Além do inglês, outra dificuldade dos jovens foi o recurso para a viagem. Guilherme, responsável pela delegação brasileira, trouxe a última medalha para o país na Conferência há três anos e conta que existe uma corrida por patrocinadores e apoio. “Aqui no Brasil não tem tanta valorização como lá fora e isso tem um prejuízo grande para os estudantes. Então, tem gente que faz vaquinha on line, que sai pedindo dinheiro de porta em porta. E é uma experiência que agrega muito, que muda a visão de mundo dos participantes. Podemos ver e conhecer na prática o que estudamos em geografia, história. A Conferência também preza por um intercâmbio cultural entre os estudantes, é uma oportunidade única. Agradecemos, então, a todos os nossos patrocinadores e, em especial, a Sicredi Araxingu que tornou tudo isso possível”, frisa o jovem que também é querenciano, já participou de mais de vinte feiras e hoje cursa medicina na Universidade Federal do Maranhão.
 
 
  • Estudantes de Querência participam de Conferência Internacional na Romênia
  • Estudantes de Querência participam de Conferência Internacional na Romênia

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet