Notícias / Saúde

30/04/16 às 19:06

Brasil registra 802 mil casos prováveis de dengue este ano

Redação Água Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
Portanto, o Ministério da Saúde orienta às gestantes que adotem medidas para reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti, com a eliminação de criadouros, e proteção contra a exposição de mosquitos, mantendo portas e janelas fechadas ou teladas, uso de calça e camisa de manga comprida, além de repelentes recomendados para grávidas.
 
São Paulo, Brasil, 26 abr (Lusa) - O Brasil registou 91.387 casos prováveis de Zika em 2016, segundo informações divulgadas hoje pelo Ministério da Saúde. A transmissão autóctone do vírus no país foi confirmada a partir de abril de 2015, com a confirmação laboratorial no município de Camaçari (BA).

Em relação à microcefalia, que faz com que bebês tenham cérebro menor do que o normal, foram notificados 205 casos no estado, distribuídos em 35 municípios, até o dia 23 de abril. Outros 167 continuam em investigação e 30 foram descartados.

"Cabe esclarecer que o Ministério da Saúde está investigando todos os casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central informados pelos estados e a possível relação com o vírus Zika e outras infecções congênitas". Entre as cidades com população inferior a 100 mil habitantes, os municípios de Guamaré (16.756,6 casos/100 mil hab.), Campanário (14.063,8 casos/100 mil hab.), Cruzeta (12.567,4 casos/100 mil hab.) e Parelhas (6.000,1 casos/100 mil hab.) se destacam nacionalmente. Foram registrados 29.501 casos no Estado, somente este ano, o que representa 857 ocorrências para cada grupo de 100 mil habitantes.

A região com maior número de casos confirmados de dengue grave é a região Sudeste (126 casos) e a região com maior número de casos confirmados de dengue com sinais de alarme é a região Centro-Oeste (1.222 casos). De acordo com o boletim, nesse período foram notificados sete óbitos suspeitos de dengue, ocorridos nos municípios de Juína, Aripuanã, Canarana, Água Boa, Cuiabá, Sinop e Tangará da Serra. "É um alastramento grande da doença", afirmou Maierovitch.

Segundo Maierovitch, os casos de Zika registrados são muito inferiores à realidade, já que muitos infectados não apresentam sintomas e em outros casos os sintomas são muito leves e não levam a pessoa ao serviço de saúde. Assim como no ano passado, a circulação do tipo Denv1 prevaleceu. No mesmo período do ano passado, foram registrados 705.231 casos prováveis de dengue. No mesmo período em 2014, foram registrados 427 óbitos. A região Nordeste continua registrando o maior número de casos do país.

CHIKUNGUNYA - Até 2 de abril, foram notificados 39.017 casos prováveis de Chikugnunya. Em 2015, foram 2.509 ocorrências e 72,9 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. No entanto, o Ministério da Saúde considera que houve infecção pelo zika na maior parte das mães dos bebês que nasceram com microcefalia.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet