Notícias / Esportes

29/04/16 às 13:48

Dicas para quem quer começar a praticar atividades físicas

Marina Fernandez

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Praticar atividades físicas é uma excelente forma de melhorar a qualidade de vida e ter mais disposição e ânimo ao longo do dia. Os exercícios podem trazer resultados e benefícios tanto para a mente, aumentando a sensação de bem-estar, quanto para o corpo, melhorando a circulação e contribuindo para a manutenção de um peso ideal, de acordo com o sexo e a altura.
 
No entanto, cada tipo de atividade física exige cuidados específicos e procedimentos adequados. Para ter uma rotina de exercícios saudável, confira as nossas dicas abaixo:
 
Use calçados e roupas adequadas
O primeiro passo na hora de iniciar uma atividade física é investir em calçados confortáveis e adequados para a atividade que você quer praticar. Se você for correr, por exemplo, é importante escolher um modelo de tênis que tenha amortecimento e estruturas reforçadas, dando aos pés o suporte necessário para nas pisadas. É importante que ele tenha um tecido que permita a respiração dos pés.
 
As roupas também devem ser leves e confortáveis. Dê preferências aos tecidos que favorecem a transpiração e amenizam o calor. Utilize meias de tecidos mais finos, que não incomodam os pés.
 
Comece devagar
Para que você consiga se exercitar de forma saudável e não tenha problemas, é preciso que o seu corpo se acostume com a rotina estabelecida. Por isso, a dica é começar devagar, deixando alguns dias de folga para o corpo de recuperar e manter um ritmo mais leve. Com o tempo, vá aumentando a intensidade e a frequência dos exercícios. Com isso, seu corpo irá adquirir resistência e não ficará sobrecarregado.
 
Alimente-se adequadamente
Uma dieta balanceada é fundamental para que você tenha ânimo e resistência para a prática de exercícios. Por isso, tenha uma alimentação que contemple todos os grupos alimentares e dê preferência aos carboidratos de cadeia complexa, como os grãos integrais, que fornecerão a energia necessária, e às proteínas, que ajudam na recomposição e fortalecimento dos músculos.
 
Escolha a atividade correta
Não é porque um determinado exercício é interessante para a maioria das pessoas que ele será prazeroso para você. Por isso, procure uma atividade que você goste e siga o seu próprio ritmo. Se não se adaptar às opções mais convencionais, procure alternativas como danças, lutas e yoga. O importante é se sentir bem e escolher uma atividade que seja boa para o seu corpo e para a sua mente.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Causa e efeito

         Reclamamos dos sofrimentos que nos alcançam de vez em quando e que nos tira a alegria. Muitas vezes são doenças graves com internações hospitalares. Nos questionamos...

 
 
 
 
Sitevip Internet