Notícias / Agronegócios

27/04/16 às 12:54

Três cidades goianas estão entre as 50 que mais empregaram no país

Cristalina, Rio Verde e Goiatuba aparecem em levantamento feito pelo MTE. Segundo ministério, número de empregos diminuiu, mas continuou positivo.

Do G1 GO

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Três cidades goianas estão entre as 50 que mais empregaram no país

Franciedson conseguiu emprego depois de 9 meses desempregado

Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Três cidades goianas aparecem entre as 50 que mais contrataram no país no primeiro trimestre deste ano. Segundo levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Cristalina, no Entorno do Distrito Federal, Rio Verde, na região sudoeste e Goiatuba no sul de Goiás apresentaram um saldo positivo de geração de empregos e se destacaram entre as demais do país.

A cidade de Cristalina aparece em 1º lugar no estado e em 7º no ranking nacional de contratações. Segundo o MTE, foram 2.057 carteiras assinadas entre janeiro e março no município. Só em uma plantação de alho na zona rural da cidade foram contratadas mais de 100 pessoas para fazeram o plantio da safra. Entre os empregados está o plantador Francisco Rodrigues dos Santos, que se mudou do Maranhão em busca de uma oportunidade.
 
“Dá pra ir mexendo devagarzinho. Está indo bem, estou gostando. É o primeiro dia, nunca tinha plantado, mas estou indo bem”, comemora.

Duas das áreas que mais empregaram na região foram o agronegócio e as obras de infraestrutura e duplicação das duas rodovias que cortam o município. Só nesta semana, a empresa que administra a BR-050 ofereceu mais de 60 oportunidades de trabalho.

Rio Verde empregou 672 novos trabalhadores nos três primeiros meses do ano e está em 33° no ranking do MTE. A cidade foi a segunda do estado em contratações. Apesar do número ser aproximadamente 30% menor do que o registrado no ano passado, 955, a coordenação do Sistema Nacional de Emprego (Sine) na cidade considera o balanço postivo.

“Ainda são números que a gente pode considerar como positivos porque a gente continua abrindo postos de trabalho, mesmo com esta crise toda e sem nenhum motivo especial. Não veio pra cá nenhuma grande indústria para se oferecer muitas vagas”, afirmou o coordenador do Sine em Rio Verde, Cairo Santos.

O serrador Franciedson Almeida Souza trabalha atualmente em uma marmoraria. Ele conseguiu a vaga depois de ficar 9 meses sem emprego . “Eu fui até o Sine, peguei uma carta encaminhamento vim aqui fiz entrevista e fui contratado. Foi um pouco difícil, mas os meninos tem boa vontade de ensinar, eu aprendi e estou aí”, contou.

Qualificação

O gerente da marmoraria em que Franciedson foi contratado, Jonacy Fernandes, afirma que apesar da formação técnica ser um critério importante, a proatividade pode ser ainda mais fundamental na hora que ele decide quem contratar.

“A qualificação é importante, faz parte. A pessoa tem de absorver os conhecimentos técnicos, teóricos, mas ela tem que estar disposta a aprender e a adequar à realidade da empresa”, reiterou o gerente.
 
Franciedson Araújo conseguiu emprego depois de 9 meses desempregado em Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Franciedson conseguiu emprego depois de 9 meses desempregado (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet