Notícias / Justiça

26/04/16 às 10:02

MPF recomenda providências em prol da saúde indígena em Mato Grosso

Recomendações fazem parte de iniciativa nacional do MPF

Assessoria MPF

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT) expediu duas recomendações aos responsáveis pela saúde indígena em Cuiabá. Essas ações fazem parte de iniciativa nacional do MPF lançada no Dia do Índio, 19 de abril.

À Fundação Nacional da Saúde (Funasa), o MPF recomenda a transferência de veículo adquirido com recursos destinados à saúde indígena, ao Distrito Sanitário de Saúde Indígena Cuiabá (Dsei/Cuiabá), de forma definitiva para limpeza e manutenção dos poços artesianos das comunidades indígenas atendidas por eles.

Ao Dsei/Cuiabá, que é uma unidade gestora de descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, o MPF recomenda melhorias quanto ao armazenamento e distribuição de medicamentos.

O Dsei/Cuiabá deve estabelecer um planejamento para monitoramento e controle da distribuição e do armazenamento dos medicamentos e do descarte de resíduos, de maneira articulada com os profissionais atuantes nos Pólo-Base, Casas de Saúde e Postos de Saúde Indígena, para que haja adequada previsão periódica de consumo e fluxo dos medicamentos, evitando o descarte desnecessário de medicamentos em função do vencimento do prazo de utilização adequado da substância.

Ao todo, 19 estados da federação participam da ação coordenada para fortalecer o controle social na saúde indígena, com mais de 120 recomendações já expedidas. A iniciativa segue orientação do Grupo de Trabalho Saúde Indígena, da Câmara do MPF que atua na defesa das populações indígenas e das comunidades tradicionais. Na visão do Ministério Público, os conselhos distritais são um importante instrumento para regular o funcionamento do controle social, por meio de todos órgãos e instrumentos previstos, e de fundamental importância para a qualidade do serviço público de saúde.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet