Notícias / Saúde

25/04/16 às 18:09

5 mitos sobre a ovodoação

Uma opção de fertilização para as mulheres inférteis

Aline Matos

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Já ouvimos muitos falar da Fertilização In Vitro (FIV), pelo qual os embriões são formados em laboratório a partir do recolhimento do sêmen e do óvulo do casal, além de outros tratamentos que ajudam a induzir a produção de óvulos na mulher como o coito programado e até a inseminação artificial. Existe mais uma opção para aqueles casais que por alguma razão são considerados inférteis e que certamente você já ouviu falar: a ovodoação.
 
A ovodoação consiste na doação de óvulos a partir de uma outra mulher, mas existem alguns mitos sobre o assunto e vamos discutir os principais abaixo. Confira!
 
Só para mulheres acima dos 40 - Mito. Pois a técnica de ovodoação serve para todas as mulheres que não produzem mais óvulos. Muitas pessoas acabam se tornando inférteis por causa de tratamentos para algum tipo de doença como o câncer, por exemplo, que em alguns casos são retirados os ovários.
 
O bebê não é seu - Mito. Mesmo que o óvulo não seja produzido pela paciente sujeita a ovodoação é nela que o bebê será gerado e toda experiência da gravidez será acompanhada pelo casal. Além disso, quando alguém faz a doação de ovulos renuncia todos os direitos maternos por ser uma doação e para que o casal se sinta mais à vontade geralmente a escolha do óvulo é feita a partir de uma mulher que tenha as mesmas características físicas da paciente.
 
A doadora saberá quem você é - Mito. No Brasil a doação de óvulos é obrigatoriamente de forma anônima, ou seja, nem a doadora e nem a receptora se conhecem ou irão se conhecer. Diferente dos Estados Unidos em que a paciente pode escolher uma doadora conhecida.
 
A doadora recebe por isso - Mito. Também é lei no Brasil que a doação seja feita de forma espontânea sem fins lucrativos.
 
A ovodoação é a única opção - Depende. Essa resposta está relacionado ao que é mais importante para você. É maternidade ou é a experiência da gravidez? No primeiro, para as mulheres totalmente inférteis, também é possível optar pela adoção. Mas, se o casal quer viver a experiência da gravidez a ovodoação é o caminho mais eficaz. Na verdade é um tratamento que serve também para as mulheres que não tiveram sucesso em tratamentos como a FIV.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet