Notícias / Agricultura

18/07/15 às 12:32

Concurso vai escolher a espiga de milho mais pesada em MS

Evento será promovido no dia 25 de julho, em Rio Brilhante. Interessados em participar devem inscrever espigas até o dia 20.

Concurso vai escolher a espiga de milho mais pesada em MS

Concurso vai premiar o agricultor que produzir a espiga de milho mais pesada

Foto: Reprodução/TV Morena

O Sindicato Rural de rio Brilhante e a Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul) vão promover no dia 25 de julho um concurso para escolher a espiga de milho mais pesada.  O evento faz parte da 4ª Festa do Milho, que é realizada no município.

Para participar, o produtor precisa levar até o dia 20 de julho a espiga concorrente até a sede do sindicato ou encaminhá-la por correspondência. Uma comissão julgadora fará a coleta e o peso dos grãos, que serão analisados separadamente. Serão premiadas em dinheiro as oito espigas mais pesadas, em nível estadual (1º e 2º lugar) e municipal (1º ao 5º lugar). A premiação também será às 19h30, no Centro de Tradições Gaúchas da cidade – Tropeiro Velho, com animação musical do Grupo Celestiales.
 
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Rio Brilhante, Luiz Otávio, a Festa do Milho pretende apresentar o potencial produtivo da região. “No ano passado registramos mais de 100 inscritos no concurso e cerca de 600 pessoas passaram pela festa onde conheceram alternativas tecnológicas, equipamentos, participaram de palestras além da troca de experiência com produtores e estudantes”, explica ele.

O Circuito Aprosoja também está na programação do evento. Mais uma vez, o analista financeiro da AgRural, Fernando Mura Junior, apresentará uma perspectiva do mercado de grão para a safra 2015/2016. A iniciativa da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) já percorreu os municípios de Deodápolis, Coxim, Chapadão do Sul e Dourados, com orientações técnicas agrônomas e financeiras. A palestra está marcada para às 8 horas.

A primeira atividade do dia será a exposição do Projeto Javali. Um estudo desenvolvido pela Embrapa Pantanal em parceria com o sindicato analisa o comportamento deste animal nas lavouras. “Cerca de 30% das perdas nos talhões de uma propriedade são causadas por este animal, por isso a preocupação de levar informações aos produtores da região”, conclui.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet