Notícias / Notícias Gerais

17/07/15 às 18:38 / Atualizada: 17/07/15 às 18:43

Ascensão da classe C segue como boa aposta para driblar a crise

Aileen Rosik

Água Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
Apesar do momento de pessimismo com a economia atual, a expectativa é que até 2020 classe C seja diretamente responsável por um crescimento econômico de 40%, conforme pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo, em 2012. O estudo “A evolução da classe média e seu impacto no varejo” considerou as famílias que têm renda familiar entre 1,4 mil e 7 mil reais, segundo critérios do IBGE.
 
A entidade apontou que o crescimento do poder de compra da classe C, que atualmente representa aproximadamente 54% da população, será o grande responsável por essa mudança. Com isso, outros setores da economia também crescem e ajudam o país a evitar crises.
 
História de sucesso
Fundada em 2009, a agência online de viagens ViajaNet percebeu que a ascensão da classe média era definitiva e que esse grupo iria querer condições especiais para realizar o sonho de viajar. Pensando nisso, a agência desde então foca toda a sua comunicação para atrair, principalmente, esse grupo que quer gastar dinheiro com lazer, desde que tenha condições especiais de pagamento e descontos.
 
De acordo com reportagem publicada no Exame.com, a Viajanet faturou em 2012 cerca de 40 milhões de reais, apenas com a classe C e D. Uma das grandes estratégias pensadas pela agência foi criar um sistema que identifica quem quis fazer a compra, mas teve o pedido recusado pela operadora de cartão de crédito. Nesse caso, o consumidor interessado recebe uma proposta para que possa pagar no boleto ou depositar em uma conta.
 
O investimento consolidou a agência em um nicho no qual cativou seu público-alvo e mantém a sua linha de crescimento. A agência passou a se posicionar como parceira de quem procura economizar na passagem aérea e inclusive investiu em ferramentas exclusivas para ajudar na escolha dos voos com os melhores preços: o Econômetro, que mostra os descontos referentes à passagem pesquisada com base no valor médio do trecho escolhido nos últimos 90 dias; e ainda o Quando Viajar, que apresenta as melhores datas para embarcar em um período de 6 meses, conforme a escolha de origem e destino de cada pesquisa.
 
“A estagnação da economia brecou o crescimento do mercado. No entanto, empresas maduras e consolidadas sobreviveram e conquistaram a preferência do consumidor”, comemora Alex Todres, sócio-fundador da ViajaNet, que fechou o ano passado com média de mais de 20 milhões de visitas mensais no site e um índice de satisfação do consumidor de 70%, conforme pesquisa realizada entre usuários da agência.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet