Notícias / Esportes

15/04/16 às 21:46

Nova Xavantina - Secretário fala sobre o caráter social dos Jogos Escolares

Abertura da primeira regional da competição ocorre nesta sexta-feira (15), em Nova Xavantina

Marcio Camilo | Seduc-MT

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Nova Xavantina - Secretário fala sobre o caráter social dos Jogos Escolares

Foto: Lafaete de Lima - Seduc-MT

Levar o esporte para o estado inteiro e principalmente para quem mais precisa. Esse foi um dos temas abordados pelo secretário adjunto de Esportes e Lazer, Pedro Luiz Sinohara, durante a entrevista na rádio Nova Xavantina AM, na manhã desta sexta-feira (15). Sinohara e o corpo técnico da secretária estão na cidade para realizar a primeira etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude em Mato Grosso, que começa logo mais as 19h.

Na entrevista, Sinohara destacou o caráter social do esporte, que afasta a juventude do mundo do crime. Segundo ele, os jogos são importantes porque ajudam a formar bons cidadãos ao transmitir valores de coletividade e saber lidar com a vitória e a derrota.

Ele também destacou que faz questão de visitar todas as cidades sedes dos jogos. “No ano passado percorremos 28.518 quilômetros dentro do estado para acompanharmos as competições. Isso fez com que a secretaria tivesse uma radiografia da realidade do esporte em Mato Grosso”, destacou o gestor.

O prefeito de Nova Xantantina, João Batista, disse na entrevista que é uma grande satisfação receber os jogos na cidade. “A nossa gestão tem uma ótima relação com o Governo do Estado. Eu só tenho o que agradecer ao governador Pedro Taques e ao secretário Sinohara pela parceria”, ressaltou.

Já o coordenador geral dos Jogos Escolares em Mato Grosso, Manoel Fonseca, destacou que a competição tem a característica de democratizar o esporte em todo estado. Além do caráter pedagógico dos jogos. “É importante lembrarmos que estamos lidando com crianças e adolescentes, em processo de formação, e não com atletas profissionais. Por isso, os jogos precisam ter essa preocupação de transmitir bons valores aos estudantes”, frisou Fonseca.

Novidades

O superintendente de Políticas Esportivas Especiais, Mário Marcio Pecora, por sua vez, falou sobre uma das novidades dos jogos para esse ano, que serão as oficinas de vivências paralímpicas.

Trata-se do projeto Esportes Sem Limites, que visa incentivar as pessoas com deficiência a praticar algum tipo de esporte. O projeto será lançado durante abertura dos Jogos Escolares em Nova Xavantina. “Isso é um trabalho inédito que está sendo realizado em Mato Grosso. Nosso objetivo é dar vez aqueles que até então eram carentes de políticas públicas, na área do esporte”, salientou Pecora
O Esporte Sem Limites também dará curso capacitação em modalidades paralímpicas aos professores de Educação Física para que eles trabalhem o esporte com crianças e adolescentes que tenham algum tipo de deficiência.

A abertura dos Jogos Escolares em Nova Xavantina ocorre nesta sexta-feira (15), as 19h Ginásio de Esportes José Frederico Fernandes “Fredericão”. Nesse primeira regional irão participar 89 equipes escolares da região Leste de Mato Grosso. A expectativa é que cerca de 5 mil pessoas acompanhem os cinco dias de jogos na cidade.

 As fases regionais dos Jogos Escolares da Juventude é uma realização da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), em pareceria com as cidades sedes da competição.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet