Notícias / Educação

15/04/16 às 17:45

6 dicas para organizar o material escolar das crianças

Marina Fernandez

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
O período escolar de uma criança é um momento muito importante em sua vida. É no colégio que ela aprenderá a se organizar de forma correta para encarar as primeiras responsabilidades. É essencial, portanto, certificar-se de manter uma vida escolar regular e organizada.
 
É muito comum e natural os filhos ou netos deixarem desorganizados os seus brinquedos, e não é diferente com o material escolar. Por isso, é importante construir uma base sólida de orientações para que a criança se adapte a esses novos hábitos e leve-os para toda sua vida.
 
Listamos abaixo alguns passos para garantir às crianças uma vida escolar mais organizada:
 
1. Faça uma lista de materiais necessários
É comum as escolas de ensino infantil e primário enviarem no começo do ano letivo uma lista de materiais necessários. Para executar trabalhos de artes, é comum a lista apresentar tinta guaxe, lápis e canetinha de cor, assim como tesoura, cola, etc.


Um importante item é o estojo. Levar os materiais separadamente não é uma boa ideia. Eles podem facilmente se perder na sala de aula.
 
A escola será a responsável por seu filho durante um período muito longo do dia e esses materiais vão garantir tudo o que ele precisa para ter uma educação saudável.
 
Procure escolher uma mochila que caiba todos os materiais da criança nele, sem exceção. Quando a criança leva pastas e outros materiais na mão estão mais suscetíveis a perder esses objetos no trajeto da escola.
 
2. Coloque etiquetas no material
Colocar etiquetas nos lápis, borrachas e tesouras é uma forma totalmente segura para que seu filho não perca o material. Ensine ele a etiquetar. É o primeiro passo para organização escolar, nessa fase a criança construirá uma rotina de afazeres, tarefas de casa, etc.
 
3. Tenha um lugar certo para guardar o material escolar em sua casa
Na escola, cada dia é ensinado uma matéria diferente. Nem sempre é necessário levar os materiais de artes, como canetinhas e tinta, então é recomendável separar um lugar em sua casa para guardá-los e só colocá-los na mochila no dia em que eles serão usados.
 
Esse passo serve também para os livros. Organize uma estante ou mesa com os livros de cada dia da semana e mostre para a criança os dias certos em que ela os usará.
 
4. Capas para os cadernos e livros
Algo bem útil para preservar os cadernos e livros é encapar esses materiais com papel Contact. Ele é um adesivo plástico resistente e vai fazer com que o material dure mais, não crie dobras, manche, etc.
 
5. Crie um check-list
No cantinho de estudos, crie uma lista de deveres de casa e um cronograma das matérias que seu filho vai realizar nos dias da semana. Assim ele poderá checar toda noite qual material terá que usar no dia seguinte, e aprenderá a se organizar melhor com as tarefas.
 
6. Dica extra: organize a lancheira
A alimentação também é um fator muito importante na escola. Se possível, crie um cardápio do que colocar na lancheira da criança. Isso facilita na compra do mês e mostra uma atenção ainda mais especial com a saúde do seu filho.
 
E não se esqueça da escova de dente para seu filho fazer a higiene bucal logo após o recreio.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet