Notícias / Esportes

14/04/16 às 19:19

Primeira etapa dos Jogos Escolares contará com 89 equipes

Redação Água Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
A primeira etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude em Mato Grosso vai contar com 89 equipes. A competição começa nesta sexta-feira (15) em Nova Xavantina e promete mobilizar cerca de 5 mil pessoas, entre atletas, técnicos e espectadores.

As 89 equipes representam as 31 escolas da região Leste que participam dos jogos nas modalidades de Basquete, Futsal, Handebol e Vôlei (Masculino e Feminino). Os times estão divididos nas categorias A (de 15 a 17 anos) e categoria B (de 12 a 14 anos).

De acordo com um dos organizadores do evento em Nova Xavantina, Cerisvaldo Brito, a população da cidade está animada para receber uma das mais importantes competições escolares do país. “Só para ter uma ideia, na abertura da fase municipal, mais 2 mil pessoas participaram do evento. Na fase regional eu acredito que o ginásio não caberá de gente”, destacou Brito, que é servidor da Secretaria de Esportes de Nova Xavantina.

Ele também destacou que os Jogos Escolares são importantes para promover o intercâmbio cultural entre os estudantes dos municípios da região Leste. Intercâmbio, que no entendimento de Brito, promove a troca de conhecimento e experiência. “Além disso, o evento gera emprego e aquece as vendas principalmente no comercio e na rede hoteleira”, acrescentou o coordenador da Secretaria de Desporte e Lazer de Nova Xavantina.

Ainda, no mês de abril, ocorrem jogos nos municípios de Paranatinga (região Sudeste) e São Felix do Araguaia (região Nordeste).

Sobre os jogos

Maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude reúnem jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país, em 14 modalidades. A competição foi criada pelo Comitê Olímpico do Brasil em 2005 e conta com o apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo.

Atualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40.000 escolas de 3.950 cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB, reúne em cada faixa etária cerca de 4 mil atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet