Notícias / Personalidades

19/09/25 às 16:26

Encontro Ilustre: 'Estou fazendo hoje o que sonhei há muito tempo', diz ex-primeira-dama em visita ao 1º Batalhão Bombeiro Militar

SD Karine Miranda | CBMMT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Encontro Ilustre: 'Estou fazendo hoje o que sonhei há muito tempo', diz ex-primeira-dama em visita ao 1º Batalhão Bombeiro Militar

Foto: Assessoria | CBMMT

A ex-primeira-dama de Cuiabá e do Estado de Mato Grosso, Maria Lygia de Borges Garcia, realizou nesta sexta-feira (19.9) uma visita especial ao 1º Batalhão de Bombeiro Militar (1º BBM), em Cuiabá. Aos 98 anos, ela foi recebida com honras pela corporação, que celebrou sua trajetória e a histórica ligação, ainda que indireta, com a corporação.

Maria Lygia é viúva do ex-governador José Garcia Neto. Durante o período em que ele exerceu o cargo de vice-governador de Mato Grosso, ao lado do então governador Fernando Corrêa da Costa, em 1964, teve papel fundamental na criação do Batalhão de Bombeiros da Polícia Militar do Estado, marco inicial da história da corporação em Mato Grosso.

Garcia Neto também foi responsável pela conclusão das obras do antigo Primeiro Grupamento de Incêndio, atualmente conhecido como 1º BBM, inaugurado em fevereiro de 1976. Apesar dessa forte ligação histórica com a corporação, Maria Lygia nunca havia visitado pessoalmente as instalações do quartel.

“Eu estou com 98 anos, então, eu tenho que falar hoje, eu tenho que fazer as coisas hoje, porque o futuro é uma incógnita. Eu não sei o que vai acontecer amanhã. Então, eu quero dizer para vocês que este momento, para mim, tem uma importância muito grande. Eu estou fazendo hoje o que eu sonhei há muito tempo, mas nunca dei um passo para fazer. Eu quero agradecer, porque, se não fosse vocês, eu não estaria aqui neste momento.”, disse a ex-primeira dama.



Durante a visita, Maria Lygia percorreu as instalações do quartel, conheceu as viaturas operacionais e participou de um momento simbólico ao lado dos bombeiros: o hasteamento da bandeira nacional. O ato reforçou o respeito e o apreço mútuo entre ela e a corporação, além de sua admiração pela atividade militar. 

Ela, inclusive, se mostrou emocionada ao descobrir, com mais detalhes, a contribuição direta de seu marido para a concretização da sede do batalhão. O nome do ex-governador José Garcia Neto está registrado no painel instalado no pavilhão nacional do batalhão.

“Eu não sabia disso. Sabia apenas o número da lei de criação dos Bombeiros. Me lembro do dia em que a lei foi escrita, porque o Garcia era vice na época, vice-governador do Fernando Corrêa da Costa, quando a lei foi criada. Desde então, eu acompanhava o Corpo de Bombeiros, que, inicialmente, era ligado apenas à Polícia Militar de Mato Grosso. Depois, aqui, tudo se transformou, não é? Cresceu... e hoje é o que vocês são”, disse, emocionada.



A visita também foi marcada por uma homenagem especial: Maria Lygia foi surpreendida com a entrega de um uniforme do Corpo de Bombeiros Militar, confeccionado especialmente para ela, com seu nome bordado. O gesto simbólico comoveu a ex-primeira-dama, que recebeu a lembrança como um reconhecimento à sua trajetória e à memória de seu marido.

“Hoje, aos meus 98 anos, poder estar aqui, pense bem, é um privilégio. É um privilégio que Deus está me dando. A farda que vocês vestem é um símbolo de coragem, dedicação e solidariedade. O CBMT ampara, resgata, salva, atende, previne, evita tragédias. Vocês têm amor pela vida”, afirmou a ex-primeira dama.

Para ela, a visita foi a realização de um desejo antigo, motivado pela admiração que sempre nutriu pelo trabalho dos bombeiros. Mais do que isso, estar no quartel sob o comando de uma mulher representou um símbolo de progresso e avanço social. Atualmente, o batalhão é comandado pela tenente-coronel BM Pryscilla Jorge Machado de Souza. 

“Agradeço isso à minha amiga Lígia, a quem devo esse momento. Ela se encontrou com a Pryscilla e oportunizou este momento. À tenente-coronel Pryscilla quero agradecer a maravilhosa acolhida, jamais pensei em minha vida, viver este momento, especialmente nesta idade. Eu esperei 60 anos para realizar este sonho”, concluiu a ex-primeira dama.



A comandante do 1º BBM, tenente-coronel BM Pryscilla, agradeceu a visita e destacou a importância da presença da ex-primeira-dama, ressaltando como sua participação reforça a valorização da história e da memória de todos que contribuíram para a trajetória da corporação.

“Receber dona Maria Lygia é uma honra para todos nós. Ela faz parte da história não só do nosso batalhão, como de toda a corporação e também do Estado. Sua visita é um reconhecimento do papel que o Corpo de Bombeiros Militar desempenha e nos inspira a seguir firmes na missão de servir à sociedade”, afirmou.

Também presente na visita, o diretor operacional, coronel BM Heitor Fernandes da Luz, ressaltou o valor simbólico do encontro e destacou que gestos como esse fortalecem a identidade da corporação, inspiram as novas gerações e reforçam a admiração da comunidade pelos bombeiros.

“Receber a senhora Maria Lygia em nosso batalhão é, acima de tudo, um resgate da nossa história. Sua presença nos conecta com um passado que ajudou a construir o que somos hoje. É um gesto simbólico que reforça a importância de honrar aqueles que contribuíram com o desenvolvimento de Mato Grosso e, especialmente, com a estruturação da nossa corporação”, afirmou o coronel.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do AguaBoaNews. É vedada a inserção de opiniões que violem as Leis, a moral, os bons costumes e/ou direitos de terceiros. O portal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários publicados que não respeitem os critérios impostos e/ou estão fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet