Notícias / Educação

09/04/16 às 19:37

Projeto para criação da Universidade do Cerrado é aprovado pelo MEC

Proposta da UFMT deve ser encaminhada ao Congresso Nacional. Se aprovada, estado passará a ter duas universidades federais.

G1/MT

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Existe a previsão de implantação da Universidade Federal do Cerrado (UFCer), em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. O projeto da Universidade Federal de Mato Grosso já teve aval do Ministério da Educação (MEC) e deve ser encaminhado ao Congresso Nacional para ser avaliado.

Segundo o reitor do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Rondonópolis, Jarvert Melo, foram mais de 10 anos tentando instalar uma universidade na cidade.

"Já elaboramos vários projetos para criar uma universidade aqui em Rondonópolis. Foram cerca de 10 anos refazendo propostas e, no ano passado, criamos um novo projeto com modificações e enviamos para o MEC", explicou.
 
"No caso [se aprovado], Mato Grosso terá duas universidades federais: a UFMT e a UFCer. A UFCer deverá contar com 300 professores, 100 técnicos administrativos e cerca de 5 mil alunos e com orçamento próprio da instituição", contou.

Um comitê foi criado na cidade para tratar sobre a criação da universidade. Participam desse comitê professores, alunos e a pessoas interessadas no projeto.

Sobre o projeto, a reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder, explicou que a proposta depende de ajustes. "O ministro da Educação, Luís Cláudio Costa, informou que está ultimando o ato, que depende apenas de alguns ajustes legais”, explicou.

Ela também reforçou a importância da universidade na cidade. “A criação dessa universidade representa a democratização do acesso ao ensino superior e a inclusão de milhares de jovens. E o mais importante de tudo é a contribuição para o desenvolvimento da região, mediante a pesquisa e a própria formação profissional”, acrescentou.

Neste semana, houve uma audiência, que teve a participação da reitora, do senador Wellington Fagundes (PR), o secretário-executivo do MEC, Luís Cláudio Costa, e o secretário de Ensino Superior, Jesualdo Pereira Farias.

Segundo o senador Wellington Fagundes, que se reuniu com a presidente Dilma no Palácio do Planalto para tratar do assunto, o projeto já está em andamento. Informou ainda que vai conversar com os parlamentares que integram a bancada federal de Mato Grosso na Câmara dos Deputados para trabalhar pela rápida tramitação do projeto.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet