O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) participou, na última segunda-feira (30), da 2ª reunião do Grupo de Trabalho (GT) do Sistema Penitenciário . O encontro, realizado na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), teve como foco a saúde mental dos(as) servidores(as) que atuam no sistema prisional.
A reunião, proposta pelo presidente do GT, ex-deputado estadual João Batista , contou, ainda, com a presença de representantes do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), Secretaria de Estado de Justiça de Mato Grosso (Sejus/MT) e Escola de Filosofia Nova Acrópole .
Na ocasião, foi apresentado o projeto Profissionais do Sistema Penitenciário - Promovendo Saúde Mental e Bem-Estar , em conjunto do MPMT com o MPT, que tem como objetivo desenvolver ações voltadas à promoção da saúde mental e da qualidade de vida desses(as) profissionais.
O MPT-MT foi representado pela procuradora do Trabalho Thaylise Campos Coleta de Souza Zaffani , coordenadora regional de Combate às Irregularidades Trabalhistas na Administração Pública (Conap). "É muito importante participar de uma iniciativa que busca discutir a implementação de políticas sociais voltadas a uma categoria que enfrenta situações tão peculiares no trabalho. Por parte do MPT, a ideia é contribuir para promover melhorias no meio ambiente de trabalho, a fim de prevenir o adoecimento dos(as) trabalhadores(as) que atuam nesse meio", afirmou Zaffani.
Pelo MPMT, seriam apresentados a coordenadora do Centro de Apoio Operacional (CAO) de Execução Penal do MPMT, a procuradora de Justiça Josane Fátima de Carvalho Guariente , acompanhada pela policial penal Waldicele Maria de Arruda Duarte e pela auxiliar ministerial Vitória Harumi Pinheiro Yoshida , além de membros da equipe técnica responsável pela execução das ações do projeto no âmbito do Ministério Público.
O projeto Profissionais do Sistema Penitenciário - Promovendo Saúde Mental e Bem-Estar tem como pilares:
(1) Promoção da Saúde Mental: ações de sensibilização sobre a importância da saúde mental, voltadas para a melhoria da qualidade de vida e do desempenho profissional;
(2) Relações Interpessoais: incentivo à construção de relações mais saudáveis no ambiente de trabalho, familiar e social;
(3) Conscientização: educação e estímulo à reflexão sobre os impactos da saúde mental na vida cotidiana dos(as) servidores(as), buscando consolidar uma cultura institucional voltada ao bem-estar.
*Com informações do MPMT