Dois empreendedores apoiados pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), brilharam durante a ExpoQueijo Brasil – International Cheese Awards, de 26 a 29 de junho, realizada em Araxá, Minas Gerais. Considerado um dos maiores eventos de valorização da cadeia do leite e derivados no país, o concurso premiado Vandecleia Prochnow e Ludymilla Caramori, representantes de queijarias artesanais do estado, por seus produtos de excelência.
Ludymilla Caramori do Sítio Milagre da Vida do município de Santo Antônio do Leverger conquistou o primeiro lugar na categoria ‘Queijo de Leite cru com casca Florida’ e a terceira posição na categoria ‘Requeijão em Barra’. Já a empreendedora Vandecleia Prochnow, da VM Leite de Cuiabá, conquistou a medalha de ouro na categoria ‘Requeijão em Barra’
A premiação, segundo a analista Técnica do Sebrae/MT, Valeria Pires, celebra o talento e a dedicação das empreendedoras, mas também fortalece o posicionamento de Mato Grosso como um estado com enorme potencial no setor de lácteos artesanais.
"Esse prêmio representa o reconhecimento de um trabalho feito com cuidado e valorizando as nossas raízes. E o papel do Sebrae é justamente mostrar que aqui em Mato Grosso temos produtos que competem com os melhores do Brasil e do mundo", destacou o gestor estadual do Agro.
O concurso que é internacional contou com participantes de países da América do Sul, como Argentina, Peru e Uruguai, além da Europa de nações como Itália e França, que também foram premiados. Ludymilla Caramori, que conquistou duas categorias, destacou o papel do Sebrae/MT no trabalho de apresentação e produção do produto.
"O Sebrae/MT participou de todo o processo de sucesso da nossa empresa. Foi realmente um divisor de águas no negócio porque nos ajudaram a melhorar o produto e expandir para lugares que não imaginávamos", explicou ela.
Para Willians Ranulf, gestor regional do Agro do Sebrae/MT a premiação reafirma a missão da entidade de desenvolver de maneira sustentável os pequenos negócios e as pequenas agroindústrias do estado. Ele transmite ainda que o trabalho de campo é realizado em conjunto com os Agentes de Mercado, responsáveis por identificar os potenciais negócios de sucesso.
"É importante o trabalho de desenvolvimento do produto por meio dos nossos projetos, que aborde tanto a questão de matéria prima, quanto a gestão da propriedade qualidade do leite, pastagem. Então é todo um trabalho por trás para entregar um bom produto ao consumidor, e que também conta com o apoio dos nossos agentes de mercado, aproximando o campo da cidade", conta.
Ele ressalta que “a participação de desenvolvedores mato-grossenses em eventos é parte de uma estratégia articulada para integrar pequenos produtores de Mato Grosso aos grandes circuitos de valorização e vendas nacionais”.
Em outubro, de 24 a 25, o Sebrae/MT realizará o Concurso de Queijos e Produtos Lácteos e o Festival do Queijo de Mato Grosso.