Notícias / Meio Ambiente

22/06/25 às 15:54

Chuvas no RS já deixaram 3 mortos, 1 desaparecido e 8 mil desabrigados

Defesa Civil confirma mais de 120 cidades gaúchas afetadas

Redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Chuvas no RS já deixaram 3 mortos, 1 desaparecido e 8 mil desabrigados

Ao todo, 18 municípios já decretaram estado de emergência

Foto: Reprodução

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o início da semana estão deixando um rastro de destruição e sofrimento. Segundo o balanço mais recente da Defesa Civil, divulgado neste sábado (21), quase 8 mil pessoas foram obrigadas a deixar suas casas por causa de enxurradas, alagamentos e riscos estruturais.

Mais de 120 municípios já registraram ocorrências relacionadas ao mau tempo. Destes, 18 decretaram estado de emergência e Jaguari, no sudoeste gaúcho, já declarou estado de calamidade pública.

Até agora, foram confirmadas 3 mortes, 1 desaparecido e 1 pessoa ferida. Os números ainda podem subir com o avanço dos trabalhos de resgate e monitoramento.

Desalojados e desabrigados:
  • 6.058 pessoas estão abrigadas com parentes ou amigos;
  • 1.914 estão em abrigos públicos.
O drama se estende aos resgates: 731 pessoas e 137 animais já foram salvos pelas forças de segurança. Entre os resgatados, estavam funcionários de um hospital em Paraíso do Sul, que ficaram isolados após a queda de uma ponte.

O tempo ainda preocupa. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o céu continua carregado em boa parte do estado, com pancadas isoladas previstas até mesmo para a capital, Porto Alegre.

Uma frente fria que avança pelo oceano segue provocando rajadas de vento de até 70km/h no litoral gaúcho e catarinense.

A situação dos rios também é alarmante: oito rios já ultrapassaram a cota de inundação, com destaque para o Uruguai e o Jacuí, que ainda estão em lenta elevação.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do AguaBoaNews. É vedada a inserção de opiniões que violem as Leis, a moral, os bons costumes e/ou direitos de terceiros. O portal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários publicados que não respeitem os critérios impostos e/ou estão fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet