Notícias / Governo de MT

11/06/25 às 22:09

Governo de MT declara emergência zoossanitária após confirmação de caso de gripe aviária em Campinápolis

Com o decreto, Indea pode adotar medidas emergenciais e o uso de recursos a serem aplicados nas ações necessárias para contenção de focos da infecção

Luciana Cury | Indea

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Governo de MT declara emergência zoossanitária após confirmação de caso de gripe aviária em Campinápolis

Uma barreira sanitária fixa foi montada, com a presença dos servidores do Estado 24 horas por dia. Nela foi interrompido o trânsito de animais, materiais e equipamentos potencialmente contaminados. Apenas pessoas autorizadas entram na propriedade e i

Foto: Indea

O Governo de Mato Grosso declarou estado de emergência zoossanitária em decorrência da confirmação da presença do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no município de Campinápolis.
 
A medida, publicada em edição extra no Diário Oficial na manhã desta terça-feira (10.6), tem o prazo de 90 dias, podendo ser prorrogada por igual período ou sucessivos períodos.
 
Com o decreto, fica o Governo do Estado, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), órgão responsável por atuar na defesa agropecuária no âmbito estadual, liberado para adotar medidas emergenciais e o uso de recursos a serem aplicados nas ações necessárias por ocasião do foco da gripe aviária.
 
O documento libera ainda o Indea, se necessário, a expandir normas complementares com o objetivo de disciplinar e operacionalizar as ações decorrentes da situação de emergência zoossanitária.

O caso foi confirmado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), no último domingo, em uma criação doméstica de aves de subsistência. Conforme nota do órgão, o foco da doença está fora das regiões de produção avícola industrial do Estado.

Agentes do Indea já se deslocaram para o município para inspecionar todas as propriedades, em um raio de 10 quilômetros, do local afetado.

O Indea reforça que não há risco à saúde humana pelo consumo de carne de frango ou ovos, e os alimentos podem ser consumidos com segurança.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do AguaBoaNews. É vedada a inserção de opiniões que violem as Leis, a moral, os bons costumes e/ou direitos de terceiros. O portal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários publicados que não respeitem os critérios impostos e/ou estão fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet