Notícias / Educação

11/06/25 às 08:13 / Atualizada: 11/06/25 às 08:20

PET-SAÚDE - Unemat é a única em MT a aprovar projeto em Edital do Ministério da Saúde

Editais internos para seleção de tutores, preceptores, orientadores de serviço e monitores para desenvolvimento do Saúde Conecta serão publicados pela universidade

Hemília Maia | Unemat

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
PET-SAÚDE - Unemat é a única em MT a aprovar projeto em Edital do Ministério da Saúde

Editais internos para seleção de tutores, preceptores, orientadores de serviço e monitores para desenvolvimento do Saúde Conecta serão divulgados em breve

Foto: Bruna Obadosk

Projeto da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) é o único aprovado no Estado pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde-Digital) do Ministério da Saúde. Foram contemplados 91 dos 256 projetos homologados. Mato Grosso homologou 3, dos 22 do Centro-Oeste. “Saúde Conectada: Acesso, Integralidade e Empoderamento Digital para Saúde” é o projeto aprovado da Unemat.

A comissão da Unemat, que será criada para atender as exigências previstas no Edital do Ministério da Saúde, divulgará em breve os editais internos para seleção de tutores, preceptores, orientadores de serviço e monitores para desenvolvimento do Saúde Conecta.

Institucionalizado na Unemat como um programa, o Saúde Conecta, deve receber cerca de 1,43 milhão de reais. O investimento federal projetado para o período de 24 meses é exclusivo às bolsas e dividido por categoria: Tutores docentes, Preceptores do SUS, Orientadores de serviço e Monitores de graduação. A estimativa tem por base os valores em real de referência do PET-Saúde: 2 mil/tutor, 1,2 mil/preceptor, 600/orientador e 400/monitor.

De acordo com o professor do curso de Medicina da Unemat e coordenador geral do Programa Saúde Conectada, Gleber Nelson Marques, a iniciativa está ancorada no Programa SUS Digital e estruturada em cinco projetos interprofissionais.

O Saúde Conectada conta com os projetos Prática Esportiva Orientada, de manejo de condições crônicas com suporte digital a academias comunitárias; Ambulatório Virtual de Especialidades, de teleinterconsultas síncronas entre APS e especialistas; Teleoftalmologia e Urgência Ocular, de triagem remota e acompanhamento de saúde ocular; Governança e Maturidade em Saúde Digital, de aplicação do Índice Nacional de Maturidade em Saúde Digital  (INMDES) e formação em letramento digital e, Saúde Digital para Pessoas Privadas de Liberdade, de expansão de teleconsultas em unidades penais.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do AguaBoaNews. É vedada a inserção de opiniões que violem as Leis, a moral, os bons costumes e/ou direitos de terceiros. O portal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários publicados que não respeitem os critérios impostos e/ou estão fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet