Notícias / Água Boa

10/06/25 às 13:30

Deputado fiscaliza obra da construção da hemodiálise e UTI do Hospital Regional de Água Boa

O centro funcionará com total de 20 máquinas para o serviço de hemodiálise, 10 das quais quando for inaugurado. E mais 10 leitos de UTI

Deputado fiscaliza obra da construção da hemodiálise e UTI do Hospital Regional de Água Boa

Foto: Diogo Palomares/Assessoria

O deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB) fiscalizou a obra do centro de hemodiálise e da UTI anexa ao Hospital Regional de Água Boa Paulo Alemão. A previsão é que a expansão da unidade seja inaugurada em até três meses.

O centro funcionará com total de 20 máquinas para o serviço de hemodiálise, 10 das quais quando for inaugurado. Já a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) terá 10 leitos. Futuramente haverá uma ala no hospital regional para UTI Neonatal.

Ele visitou o local na segunda-feira (9/6) com o prefeito Dr. Mariano, o secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Araguaia (CISMA) e diretor do hospital, Rafael Salamoni, e a deputada federal e primeira-dama Juliana Kolankiewicz.

“É a obra mais esperada do Vale do Araguaia esse serviço de hemodiálise. Será o maior legado que nós vamos deixar para nossa população”, explicou o Deputado do Araguaia. "Prefeito, o senhor não imagina a ansiedade. As pessoas me perguntam nas minhas andanças pelo Araguaia sobre quando será inaugurado esse centro de a hemodiálise”, informou Dr. Eugênio.

O deputado lembrou quando começou todo o trabalho de estruturação do hospital regional de Água Boa. “Prefeito, me arrepiei todo. Nós que começamos esse trabalho todo e que estamos no Hospital Regional desde 1997. Nós sonhamos juntos. E esse sonho se torna realidade”, afirmou.

O novo complexo de saúde permitirá que o serviço de hemodiálise tenha interligação com o hospital regional.

“O centro não vai acabar com a dor do paciente. Mas vai aliviar. Uma criança de 8 anos fazendo hemodiálise, por exemplo, tem que rodar 3 vezes por semana até à cidade de Barra do Garças”, costuma citar o deputado sobre as dificuldades de pacientes.

“Nós não tínhamos no Médio e Norte Araguaia nenhum serviço desse tipo, de hemodiálise”, reforça.


A obra e a saúde

A obra tem investimento de R$ 7,2 milhões, com R$ 2 milhões de emenda do deputado Dr. Eugênio e R$ 5,2 milhões do Governo do Estado.

A construção do centro de hemodiálise e UTI está inserido dentro da política pública de descentralização dos serviços de saúde defendida pelo deputado.  

E também contempla as diretrizes da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Pessoas com Diagnóstico de Doença Renal Crônica, que o Dr. Eugênio ajudou a elaborar com projeto de lei.
  • Deputado fiscaliza obra da construção da hemodiálise e UTI do Hospital Regional de Água Boa
  • Deputado fiscaliza obra da construção da hemodiálise e UTI do Hospital Regional de Água Boa
  • Deputado fiscaliza obra da construção da hemodiálise e UTI do Hospital Regional de Água Boa
  • Deputado fiscaliza obra da construção da hemodiálise e UTI do Hospital Regional de Água Boa
  • Deputado fiscaliza obra da construção da hemodiálise e UTI do Hospital Regional de Água Boa
  • Deputado fiscaliza obra da construção da hemodiálise e UTI do Hospital Regional de Água Boa

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do AguaBoaNews. É vedada a inserção de opiniões que violem as Leis, a moral, os bons costumes e/ou direitos de terceiros. O portal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários publicados que não respeitem os critérios impostos e/ou estão fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet