Notícias / Governo de MT

09/06/25 às 18:40 / Atualizada: 09/06/25 às 18:47

Indea adota medidas para conter circulação de gripe aviária em Campinápolis

Instituto reforça que não há risco para saúde humana e frangos e ovos podem ser consumidos

Luciana Cury | Indea

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Indea adota medidas para conter circulação de gripe aviária em Campinápolis

Foco da doença está fora das regiões de produção avícola industrial do Estad

Foto: Indea

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) já está adotando as medidas sanitárias necessárias, após confirmação do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma criação doméstica de aves de subsistência, em Campinápolis, neste domingo (8.6).

Conforme nota do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o foco da doença está fora das regiões de produção avícola industrial do Estado.
 
Agentes do Indea já se deslocaram para o município para inspecionar todas as propriedades, em um raio de 10 quilômetros, do local afetado.
Também estão sendo determinadas as seguintes medidas:
- Estabelecimento de barreira sanitária na propriedade afetada para impedir o trânsito de animais, materiais e equipamentos potencialmente contaminados; 
 
- Abate sanitário de todas as aves existentes no local;

- Desinfecção completa da área contaminada.
 
O Indea reforça que não há risco à saúde humana pelo consumo de carne de frango ou ovos, e os alimentos podem ser consumidos com segurança.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do AguaBoaNews. É vedada a inserção de opiniões que violem as Leis, a moral, os bons costumes e/ou direitos de terceiros. O portal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários publicados que não respeitem os critérios impostos e/ou estão fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet