Notícias / Agricultura

08/06/25 às 21:54 / Atualizada: 08/06/25 às 22:10

Gripe aviária é detectada em aves de subsistência em Campinápolis (MT)

Foco da doença é confirmado pelo Mapa; medidas de controle foram adotadas e exportações de produtos avícolas seguem inalteradas

Gripe aviária é detectada em aves de subsistência em Campinápolis (MT)

Foto: Michel Franck/AguaBoaNews

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou neste sábado (7) a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma criação de aves domésticas de subsistência no município de Campinápolis, em Mato Grosso. Este é o quarto foco da doença identificado em aves de subsistência no Brasil.

A propriedade afetada foi interditada pelo Serviço Veterinário Oficial, que coletou amostras para análise laboratorial. Os resultados confirmaram a presença do vírus. Em resposta, foram iniciadas neste domingo (8) medidas de erradicação do foco e ações de vigilância em um raio de 10 quilômetros ao redor da área afetada.

Segundo o Mapa, não há estabelecimentos avícolas comerciais na região próxima ao foco, o que reduz o risco de disseminação entre criações comerciais. A pasta também reforçou que a ocorrência do caso em aves de subsistência não traz impacto para o comércio internacional de produtos avícolas. O consumo e a exportação seguem considerados seguros.

A nova ocorrência não interfere no período de vazio sanitário de 28 dias em vigor em Montenegro (RS), onde anteriormente foi confirmado um foco da doença em um matrizeiro de aves comerciais. O Ministério segue monitorando a situação em todo o país por meio de sua rede de vigilância ativa.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do AguaBoaNews. É vedada a inserção de opiniões que violem as Leis, a moral, os bons costumes e/ou direitos de terceiros. O portal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários publicados que não respeitem os critérios impostos e/ou estão fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet