Notícias / Agricultura

08/06/25 às 10:25

Vazio sanitário da soja começa hoje (8) em MT

Luciana Cury | Indea

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo

A interrupção do cultivo da soja é uma medida anualmente adotada para evitar a multiplicação do fungo Phakopsora pachyrhizi, conhecido como ferrugem asiática. - Foto por: Indea
 
Já está valendo em todo Mato Grosso o vazio sanitário da soja, período em que por 90 dias sojicultores ficam impedidos de plantar ou manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento. A medida começou neste domingo (08.6) e vai até 06 de setembro.

A interrupção do cultivo da soja é uma medida anualmente adotada para evitar a multiplicação do fungo Phakopsora pachyrhizi, conhecido como ferrugem asiática, que uma vez presente na planta causa o amarelecimento e o bronzeamento das folhas e sua queda prematura, impedindo a plena formação dos grãos.

Em Mato Grosso o órgão responsável por fazer a fiscalização e o monitoramento em propriedades rurais onde há o cultivo da soja e demais áreas é o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea). A autarquia realiza fiscalizações nas propriedades para verificar se o vazio sanitário está sendo cumprido. Ano passado, durante o vazio sanitário da soja, fiscais do Indea realizaram 5.825 fiscalizações.

O sojicultor que não cumprir o vazio sanitário fica sujeito a multa. Em caso de dúvidas, o produtor de soja pode procurar uma unidade do Indea mais próxima ou acessar os canais de comunicação oficiais do órgão.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do AguaBoaNews. É vedada a inserção de opiniões que violem as Leis, a moral, os bons costumes e/ou direitos de terceiros. O portal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários publicados que não respeitem os critérios impostos e/ou estão fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet