O vice-presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Guilherme Scheffer e o diretor-executivo, Décio Tocantins, participaram da assinatura do decreto que regulamenta a nova modelagem do CAR Digital 2.0, que vai proporcionar mais agilidade e eficiência na análise dos Cadastros Ambientais Rurais (CAR), no Estado.
Assinado pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (UB), nesta última semana, o novo CAR Digital 2.0, permite identificar e monitorar as áreas de preservação permanente (APPs), reserva legal, vegetação nativa, áreas de uso restrito e áreas consolidadas em cada imóvel rural. As informações do CAR auxiliam no planejamento de ações ambientais e no desenvolvimento econômico sustentável dos imóveis rurais.
Para Guilherme Scheffer essa iniciativa separa os bons produtores daqueles que, por algum motivo, não querem ficar regularizados perante o Código Florestal. Ele parabenizou o governador Mauro Mendes e expressou a vontade dos produtores de algodão em ajudar nas futuras melhorias, processos e investimentos que enriquecem o setor produtivo.
“Hoje o principal impacto, eu não diria tanto o mercado porque o Brasil já conquistou, mas sim na parte financeira, o crédito principalmente para os produtores médios e pequenos, faz muita diferença e nós os produtores da associação gostamos muito dessa agilidade que o CAR proporciona, temos que cada vez mais melhorar a eficiência para quem quer fazer as coisas certas e valorizar isso, criar diferença e separar o joio do trigo”, expôs o vice-presidente.
Foram assinados também memorandos para cooperação mútua entre o governo e órgãos de controle na promoção da regularização ambiental dos imóveis rurais, e um acordo de cooperação com entidades do setor produtivo para fortalecimento das ações de sensibilização e orientação aos produtores sobre o processo de regularização ambiental.
“Estamos com excelentes expectativas para essa regularização e que esse novo modelo traga avanços nos percentuais e nas fiscalizações, como disse o nosso vice-presidente. A atitude do produtor em buscar essa regularização com o Governo do Estado, é muito importante para buscar o crédito, para a viabilidade de oportunidades para fazer novos negócios e para reafirmar os nossos compromissos socioambientais”, disse Décio Tocantins.
Já a coordenadora socioambiental da Ampa, Marlene Lima, celebrou a união de esforços do Governo de Mato Grosso junto com o setor produtivo em prol da regularização ambiental do Estado. A expectativa do setor produtivo é que os produtores tenham acesso às informações de uma forma mais ágil e que possam ter um processo de regularização mais efetivo.
“A assinatura deste termo vai nos proporcionar, como setor produtivo, como associação, a possibilidade de termos acesso às informações e poder dar devolutiva de uma forma mais rápida ao produtor. Com isso a Ampa vai fazer uma devolutiva de uma forma assertiva e eficiente ao produtor rural, para que ele entenda as suas dificuldades e termos a oportunidade de levar soluções para esses produtores rurais”, explicou a coordenadora.
O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais no Brasil, criado pela Lei 12.651/2012 (Código Florestal). Ele integra as informações ambientais das propriedades e posses rurais, formando uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico, e combate ao desmatamento.