Notícias / Agricultura

04/04/16 às 12:07 / Atualizada: 04/04/16 às 12:13

Mato Grosso estará nas Olimpíadas 2016

Cooperativa tem a missão de apresentar a alimentação saudável e sustentável produzidas no Mato Grosso

Naine Terena

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
A Cooperativa dos Agricultores do Vale do Amanhecer (COOPAVAM) estará presente nas Praças Brasil Saudável e Sustentável, durante os Jogos Olímpicos 2016, que acontecerá no Rio de Janeiro. Esta será a única experiência de Mato Grosso presente no espaço, e foi selecionada junto a outras 36 organizações do país, que têm a missão de apresentar a biodiversidade alimentar brasileira ao mundo.

A COOPAVAM levará ao público dos jogos produtos do extrativismo da Castanha do Brasil, trabalho que vem sendo realizado com agricultores familiares indígenas, assentados, grupos de mulheres e jovens no noroeste de Mato Grosso. Além do produto in natura, a Coopavam, através do Projeto Sentinelas da Floresta, pretende levar para o Rio de Janeiro o óleo de Castanha, barras de Cereais, macarrão e biscoitos. O Sentinelas é apoiado pelo Fundo Amazônia e já se consolida como um projeto modelo para o segmento da agricultura familiar.

Para escolher os participantes do evento, os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA) lançaram um edital para selecionar até 45 organizações da agricultura familiar, para participar das praças da Campanha Brasil Saudável e Sustentável, que serão montadas no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 5 e 14 de agosto, durante as Olímpiadas.

A Campanha Brasil Saudável e Sustentável chama a atenção dos consumidores e setores da alimentação para a variedade de sabores dos produtos da agricultura familiar e para as vantagens dos produtos orgânicos, no que diz respeito à qualidade de vida das pessoas e a conservação do planeta.

Para Paulo Nunes, coordenador do Projeto Sentinelas da Floresta, a missão da Coopavam nos Jogos Olímpicos será de mostrar ao mundo sua experiência na conservação da floresta amazônica através da cadeia de valor da castanha do Brasil.

Campanha Brasil Saudável e Sustentável

Serão instaladas quatro praças em áreas públicas, em locais de grande visibilidade na cidade do Rio de Janeiro. Segundo o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo de Campos, as praças são mais uma oportunidade de mercado para os empreendimentos de produtos orgânicos e para a agricultura familiar. “Além de gerar renda e inserir produtivamente os agricultores familiares, a campanha mostra ao consumidor o potencial do setor, que está cada vez está mais organizado para atender ao mercado".


Informações sobre a Coopavam e seus produtos: www.coopavam.org.br
 
  • Mato Grosso estará nas Olimpíadas 2016

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet