Notícias / Policial

24/05/25 às 16:35

Corpo de Bombeiros encerra avaliação dos TCCs da primeira turma do CFO formada em Mato Grosso

Os cadetes se formam em julho deste ano, quando serão declarados aspirantes a oficial, primeiro posto da carreira

Redação AguaBoaNews

com assessoria | CBM MT

Imprimir Enviar para um amigo
Corpo de Bombeiros encerra avaliação dos TCCs da primeira turma do CFO formada em Mato Grosso

Foto: Assessoria | CBM MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) encerrou as bancas de avaliação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) apresentados pelos cadetes do 3º período do Curso de Formação de Oficiais (CFO). A atividade marca a última etapa antes da conclusão da formação, quando os 19 cadetes serão declarados aspirantes a oficial, primeiro posto da carreira de oficialato.

Mais do que uma exigência acadêmica, o momento representa um marco histórico para a corporação, por se tratar da primeira turma do CFO formada integralmente em solo mato-grossense.  Os cadetes estão em formação desde o mês julho de 2023 e a cerimônia de formatura ocorrerá em julho deste ano, totalizando dois anos de curso.

A solenidade de encerramento das apresentações, realizada na tarde de sexta-feira (23.5), foi presidida pelo Comandante-geral Adjunto e Chefe do Estado-Maior do CBMMT, coronel BM Rony Robson Cruz Barros. Também estiveram presentes os coronéis BM Vanderlei Bonoto Cante, Marcelo Augusto Reveles de Carvalho, Vivian Rizziolli Côrrea e Josiel Borges da Silva, que prestigiaram esse momento simbólico para a história do CBMMT.

 
 
De acordo com o coronel Rony Robson, a cerimônia simboliza a concretização de um antigo sonho institucional: formar, no próprio Estado, os futuros líderes que conduzirão a corporação. Além disso, representa um ganho estratégico para o Estado, uma vez que os novos oficiais estão mais adaptados às características regionais. Dos 19 cadetes em formação, apenas cinco não são de Mato Grosso.

“Ao olharmos para trás, lembramos que durante muitos anos foi necessário enviar nossos aspirantes a oficiais para outras unidades da federação, onde se formavam longe de suas famílias, de suas raízes e da realidade local. Hoje, com orgulho, colhemos os frutos da autonomia e do amadurecimento institucional que nos permitiram fundar e consolidar o nosso próprio curso de formação de oficiais”, afirmou.

O coronel destacou ainda que essa conquista é resultado do esforço coletivo de diversos setores da corporação. Segundo ele, a equipe pedagógica, os instrutores, os comandantes de unidade, além do apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e todos que acreditaram no projeto de verticalização da formação foram fundamentais para o sucesso dessa jornada.

Durante os dois anos de formação, os cadetes passaram por uma rotina intensa, com carga horária elevada, instruções práticas em campo, atividades interdisciplinares, simulados operacionais e avaliações constantes. O currículo foi planejado para refletir as demandas específicas do estado de Mato Grosso, respeitando as diretrizes da formação de oficiais bombeiros militares.

 
 
Todo o aprendizado culminou na elaboração de TCCs que, orientados por oficiais especialistas, abordaram temas estratégicos e atuais da atividade bombeiro militar e demonstraram alto nível técnico e compromisso com o aperfeiçoamento da corporação. Os trabalhos foram aprovados com louvor.

Ao parabenizar os cadetes pela conquista, o coronel Rony Robson reforçou a importância desta turma como referência para as futuras gerações. Ele destacou que o exemplo de determinação e comprometimento desses futuros oficiais contribui para fortalecer a identidade e os valores do CBMMT.

“Aos senhores cadetes, agora quase oficiais, quero dizer: vocês não são apenas pioneiros. São símbolos de coragem, resiliência e dedicação. Cada página dos seus TCCs carrega não só conhecimento técnico, mas o compromisso com a vida, com o serviço público e com os valores que regem nossa instituição. Vocês representam a esperança de um Corpo de Bombeiros Militar mais forte, mais capacitado e mais preparado para os desafios que o futuro nos reserva”, concluiu o comandante-geral adjunto.

Segunda turma do CFO

Além da turma que acaba de encerrar a apresentação dos TCCs, o Corpo de Bombeiros Militar  já conta com uma segunda turma do CFO em andamento. Essa nova turma dá continuidade ao projeto de formação local, consolidando o compromisso da corporação com a qualificação permanente de seus quadros de oficiais.

 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do AguaBoaNews. É vedada a inserção de opiniões que violem as Leis, a moral, os bons costumes e/ou direitos de terceiros. O portal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários publicados que não respeitem os critérios impostos e/ou estão fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet