O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) lançou, nesta segunda-feira (19), a obra de construção do seu 22º campus, que será instalado no município de Água Boa. A iniciativa integra o programa do Governo Federal de criação de 100 novos Institutos Federais no Brasil, reforçando o compromisso com a interiorização do ensino público, gratuito e de qualidade.
A cerimônia de lançamento aconteceu na Câmara Municipal de Água Boa, com o auditório lotado por estudantes, autoridades, representantes de instituições públicas e da sociedade civil. A unidade será a quarta do IFMT na região do Araguaia, e sua entrega está prevista para o segundo semestre de 2027. A obra conta com investimento aproximado de R$ 18 milhões e atenderá inicialmente 800 estudantes.
O reitor do IFMT, Júlio César dos Santos, destacou o impacto da chegada do Instituto para o desenvolvimento da região, e a estrutura moderna do prédio. “Hoje estamos dando início à construção do Campus Água Boa. Será um prédio espetacular, com biblioteca, auditório, salas de aula, laboratórios e espaço administrativo. Uma estrutura adequada para a educação profissional e tecnológica que, sem dúvida, contribuirá para o crescimento do Araguaia. O IFMT chega mais do que com cursos; chega com inovação, empreendedorismo e tecnologia”, disse.
A nova unidade será construída em um modelo moderno, tecnológico e sustentável — no mesmo modelo do campus de Canarana — e representa um sonho antigo da comunidade, cuja mobilização junto ao IFMT e à prefeitura começou em 2021. Localizado entre os campi de Barra do Garças e Confresa, separados por cerca de 700 km, o Campus Água Boa vai suprir uma lacuna na oferta de ensino técnico e superior na região. A obra tem vigência de 24 meses, e contará com acompanhamento rigoroso da equipe de engenharia para garantir a entrega no prazo.
O prefeito de Água Boa, Mariano Kolankiewicz Filho, relembrou o início da articulação para implantação do campus, e comemorou o início das obras que acontecerá próximo ao Ginásio de Esportes Domingo Zandoná.
“Essa grande obra começou a ser construída ainda em 2021, com nossas conversas na reitoria. Em 2024 assinamos o convênio e, agora, vemos esse sonho se concretizando. Mais de mil estudantes terão acesso à educação de qualidade, com ensino médio e técnico, preparados para o mercado de trabalho. A educação que faz toda diferença, que tem a capacidade de nos ajudar a mudar toda história”.
A presidente da Câmara Municipal, vereadora Rejane Garcia, que foi responsável pela recepção do IFMT na cerimônia, celebrou a conquista. “É um investimento que trará desenvolvimento econômico, geração de empregos e formação de mais de mil profissionais. Essa obra foi sonhada pela comunidade e hoje começa a se tornar realidade”, destacou.
O novo campus será o quarto do IFMT na região do Araguaia, que já conta com unidades Barra do Garças, Confresa e o Centro de Referência de Canarana. A distância de aproximadamente 700 km entre os campi de Barra do Garças e Confresa tornava urgente a implantação de uma unidade intermediária, para atender a demanda por educação técnica e superior gratuita. E essa necessidade foi suprida com a conquista de dois Campi, que atenderão em conjunto os mais de 30 municípios próximos.
Participaram do evento representantes do Ministério Público Estadual (MPE), Polícia Militar, Associação Comercial e Empresarial (ACEAB), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), entre outras autoridades e lideranças da sociedade civil. (Informações de Rafaela Souza/IFMT)