Notícias / Economia

16/05/25 às 08:36

Sicredi Integração MT/AP/PA promove ações inéditas na Semana de Educação Financeira

Entre os dias 12 e 18 de maio, o Sicredi realizará diversas ações em todo o Brasil com conteúdos organizados a partir de cinco etapas: conscientizar, observar, organizar, preparar e sustentar

Dialum Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Sicredi Integração MT/AP/PA promove ações inéditas na Semana de Educação Financeira

Foto: Assessoria

A cooperativa Sicredi Integração Mato Grosso, Amapá e Pará iniciou nesta segunda-feira, dia 12, a 12ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) e promovida anualmente com a finalidade de levar informações educativas tanto a adultos como a crianças e adolescentes.

Entre os dias 12 e 18 de maio, o Sicredi realizará diversas ações em todo o Brasil com conteúdos organizados a partir de cinco etapas: conscientizar, observar, organizar, preparar e sustentar. Elessão aplicados por meio da psicologia econômica e das ciências comportamentais, que propiciam uma melhor compreensão dos hábitos em relação às finanças.

Para os municípios do sul de Mato Grosso e região metropolitana de Macapá, a cooperativa Sicredi Integração MT/AP/PA lança no dia 17 demaiomais uma edição do programa Finanças em Foco, que será exibida na programação da Rede Record com o objetivo de ampliar o acesso à educação financeira e levar informação de qualidade para cada vez mais pessoas.

O programa será apresentado no formato de entrevistas, apresentando conteúdos em blocos temáticos. O público poderá entender desde conceitos básicos como o que é o cooperativismo de crédito e como funciona o Sicredi, até reflexões sobre os desafios financeiros da população brasileira e dicas práticas para melhorar o controle financeiro em casa.

Um dos destaques será o bloco especial para pais e responsáveis, que traz orientações sobre como incluir a educação financeira na rotina das crianças desde cedo, preparando os jovens para decisões conscientes no futuro. Também será abordado como dar os primeiros passos em investimentos, como abrir uma poupança ou uma conta corrente para o filho, além de alternativas de investimentos de longo prazo, pensando em sonhos como uma faculdade.

Além do programa na TV, a cooperativa Sicredi Integração MT/AP/PA realiza ainda durante toda a semana uma série de ações presenciais e online por meio do projeto Cooperação na Ponta do Lápis, metodologia própria da instituição baseada na psicologia econômica. A iniciativa oferece atividades lúdicas para crianças, escritórios para adolescentes, orientações financeiras personalizadas para associados e capacitações online com temas como investimentos, crédito consciente e organização financeira.

A expectativa da cooperativa é impactar mais de 10 mil pessoas durante uma semana, entre associados e toda a comunidade. "Nosso compromisso vai além do atendimento financeiro. Queremos transformar realidades por meio da educação, ajudar as pessoas a lidarem melhor com o dinheiro e construirem um futuro mais tranquilo e sustentável", destaca Danilo Vicentim, diretor executivo da cooperativa Sicredi Integração MT/AP/PA.

A Semana ENEF conta com o lançamento do curso gamificado de Educação Financeira paraAdolescentes, alinhado ao tema central desta edição, “Educação Financeira para Crianças eJovens: formando uma sociedade para escolhas conscientes”.

A novidade estará disponível na aba “cursos”, da plataforma Sicredi na Comunidade, a partir de dodia 12 de maio e o acesso é gratuito e livre para associados ou não, mediante um cadastro. O objetivo é estimular o desenvolvimento de hábitos financeiros financeiros e atomizados de decisões conscientes em relação ao consumo, planejamento e investimentos, por meio de uma abordagem interativa e conectada ao universo jovem.

Outra novidade é o lançamento do videocast “Escolhas Conscientes para um Futuro Sustentável”,apresentado pelos planejadores financeiros Eduardo Amauri e Vivian Magalhães. Em três episódios, eles abordaram as escolhas que fazem no presente e no futuro que impactam a vida financeira. O programa está disponível no canal da Fundação Sicredi do Youtube ou no link www.sicredi.com.br/educacaofinanceira .

Haverá ainda a sexta temporada do “Explica aí, Sicredi”, disponível a partir de 12 de maio no canal do Sicredi no Youtube, com cinco episódios que vão trazer orientações, de forma simples e didática, de como os adultos podem abordar o tema com as crianças e adolescentes. E a parcerianacional entre a Mauricio de Sousa Produções e a Fundação Sicredi, iniciada em 2018 para promover a educação financeira para o público infantil, virá com lançamentos - um novo gibi e um novo vídeo.

“O cooperativismo é um modelo socioeconômico alternativo orientado por 7 princípios, através dos quais as cooperativas levam à prática os seus valores. Um desses princípios é o da educação, formação e informação, que busca promover a formação dos seus de seus associados para que eles possam contribuir no desenvolvimento das suas cooperativas. Assim, tornar as pessoas mais conscientes e independentes quando o assunto é dinheiro é uma forma de ajuda-las na conquista de resultados no seu dia a dia. Esse é um ponto chave na corrente cooperativista”, explica o presidente da Sicredi Integração MT/AP/PA, Marco Túlio Duarte Soares.

Em 2024, o Sicredi realizou mais de 4,5 mil ações durante a Semana ENEF.Saiba mais sobre a programação www.sicredi.com.br/educacaofinanceira.

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredivaloriza a participação de mais de 9 milhões de associados. Com presença nacional, o Sicrediestá em todos os estados com mais de 2,8 mil agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros ( www.sicredi.com.br ).

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do AguaBoaNews. É vedada a inserção de opiniões que violem as Leis, a moral, os bons costumes e/ou direitos de terceiros. O portal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários publicados que não respeitem os critérios impostos e/ou estão fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet