Notícias / Agricultura

14/05/25 às 08:00

Safra recorde pressiona preços do milho no Brasil

Seane Lennon / Agrolink

Imprimir Enviar para um amigo
Safra recorde pressiona preços do milho no Brasil

Foto: AguaBoaNews

A safra 2025/26 de milho no Brasil caminha para ser uma das maiores da história, com estimativas que superam 100 milhões de toneladas. A análise é da Grão Direto, que destacou, nesta segunda-feira (13), os impactos do cenário climático favorável, sobretudo nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. De acordo com a plataforma, "o clima tem colaborado, com chuvas bem distribuídas e temperaturas amenas durante a fase crítica de desenvolvimento das lavouras".

O avanço da colheita e a expectativa de alta oferta já exercem pressão sobre os preços do milho disponível. Segundo a Grão Direto, "muitos negócios estão sendo fechados para entrega futura entre junho e agosto", o que indica um movimento de antecipação por parte dos compradores diante da tendência de queda nos valores praticados.

No mercado interno, as usinas de etanol à base de milho mantêm uma demanda estável, mas o comportamento desses compradores tende a mudar. "Com a colheita se aproximando, a tendência é de que esses compradores passem a adquirir apenas o necessário", aponta a análise. A retração da demanda pode acentuar ainda mais a pressão sobre os preços no mercado interno.
 
No cenário internacional, a competitividade brasileira enfrenta novos desafios. Os Estados Unidos têm firmado acordos comerciais com a União Europeia, o que fortalece suas exportações de milho. A Grão Direto alerta que, "se esses acordos se estenderem a países que atualmente compram do Brasil, como Japão e Coreia do Sul, o milho brasileiro pode perder espaço".

Diante desse conjunto de fatores — supersafra, retração na demanda doméstica e maior concorrência externa —, a expectativa do mercado é de baixa nos preços do milho. A recomendação da Grão Direto é que "os produtores devem ficar atentos às oportunidades de comercialização", considerando o atual cenário de oferta elevada e disputa por mercados.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do AguaBoaNews. É vedada a inserção de opiniões que violem as Leis, a moral, os bons costumes e/ou direitos de terceiros. O portal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários publicados que não respeitem os critérios impostos e/ou estão fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet