Notícias / Governo de MT

16/07/15 às 11:39

Corpo de Bombeiros de MT terá inclusão de mais 300 soldados

LIDIANA CUIABANO Assessoria/Sesp-MT

Imprimir Enviar para um amigo
Mais 300 soldados irão ingressar na carreira do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso em 2016. Foi publicado no Diário Oficial do Estado que circula nesta quinta-feira (16.07), a convocação de 100 candidatos do cadastro de reserva do último concurso público para iniciarem o Curso de Formação de Soldados. No dia 19 de junho deste ano, o Governo do Estado publicou o edital de convocação de outros 200 candidatos, o que permitirá um acréscimo de 300 novos soldados no quadro funcional do Corpo de Bombeiros para 2016.

Segundo o diretor adjunto de Ensino, Instrução e Pesquisa do Corpo de Bombeiros Militar, tenente-coronel BM César Viana de Brum, a 15ª edição do Curso de Formação de Soldados (CFSD) dos 300 convocados terá início na primeira semana de agosto com previsão de encerramento no final do mês de abril de 2016.

O diferencial desse curso para o último que formou 147 novos soldados é a carga horária, que teve um aumento de 1.200 horas/aula para 1.600 horas/aula. “Essa carga horária equivale a um curso de formação superior tecnólogo”, destacou o diretor adjunto.

Durante o Curso de Formação, os alunos terão disciplinas práticas e teóricas nas mais diversas frentes de atuação do Corpo de Bombeiros, como salvamento terrestre, em altura e aquático, combate a incêndio, ciência aplicada à atividade de Bombeiro Militar, ética e cidadania, direitos humanos, linguagem e comunicação, atendimento pré-hospitalar, operações com produtos perigosos, entre outras.

“Além disso teremos 240 horas/aula na modalidade de Ensino à Distância”, completou o diretor adjunto de Ensino.

Os 147 soldados recém-formados já estão sendo distribuídos em 16 dos 18 municípios que contam com estrutura do Corpo de Bombeiros pelo Estado.

Essa última inclusão permitiu à corporação criar a 14ª Companhia Independente de Juína, que contará, de imediato, com nove soldados desses 147. A unidade irá atender os municípios da região Noroeste do Estado, como Castanheira, Juruena, Colniza, Juara, entre outros. Após a conclusão do Curso de Formação dos 300 novos soldados, mais 21 militares serão enviados à Companhia de Juína para reforçar o efetivo.

Esse incremento de pessoal é o maior que aconteceu nos últimos 10 anos no Corpo de Bombeiros, que atualmente conta 1.086 militares em seu quadro funcional, já contabilizando a recente formatura dos 147 soldados.

 
A inclusão dos novos bombeiros faz parte do programa de recomposição do efetivo da Segurança Pública, que também irá colocar nas delegacias de polícia mais 300 investigadores, ainda este mês, e 615 novos soldados da Polícia Militar para o mês de agosto. Outros 300 investigadores e escrivães de polícia do mesmo concurso já foram distribuídos nas unidades da Polícia Judiciária Civil do Estado no mês de maio deste ano.  
  • Corpo de Bombeiros de MT terá inclusão de mais 300 soldados
  • Corpo de Bombeiros de MT terá inclusão de mais 300 soldados

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet