Notícias / Agronegócios

30/03/25 às 09:50

Construção de Usina de Etanol em Canarana emprega quase 800 pessoas

Lavousier Machry, para OPioneiro

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Construção de Usina de Etanol em Canarana emprega quase 800 pessoas

Foto: Divulgação via OPioneiro

Com previsão de conclusão para o mês de julho de 2025, a construção da Usina de Etanol de Milho em Canarana – MT, dá Agrícola Alvorada, emprega atualmente 778 pessoas diretamente. Quando iniciar a operação, a previsão é que gere 300 empregos diretos e indiretos.

Conforme informações apuradas pelo OPioneiro, cerca de 75% da obra já está finalizada. Quem trafega pelos bairros Jardim Tropical, Panorama, Sete de Setembro e Morada do Sol já consegue avistar ao longe parte da estrutura da Usina sendo erguida.



A Alvorada Bioenergia está nas margens da MT-110, e terá capacidade de produção de 222 milhões de litros de etanol/ano. Além do etanol, o complexo industrial também irá produzir subprodutos como farelos (157 mil de toneladas de DDG/ano) e óleo de milho (8 mil toneladas/ano). A biorrefinaria tem um investimento de R$ 670 milhões. 

A indústria será autossustentável, sendo que a caldeira que sustentará todo o complexo industrial queimando 60mil m³ de biomassa/mês, também irá, através da geração de vapor, alimentar uma turbina para geração de energia elétrica para todo o complexo. Após, o vapor será rebaixado e utilizado nos processos industriais internos.


Como ficará

Em 2023, a Câmara Municipal de Canarana aprovou o projeto de Lei Complementar nº 13/2023, que concedeu incentivo fiscal à Usina. Na mesma sessão, os vereadores também pediram para a empresa que instale, junto à futura planta, um posto para venda direta de etanol. Por conta da isenção, o etanol poderá ser ofertado a um custo mais barato, conforme permite a legislação vigente no Brasil.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do AguaBoaNews. É vedada a inserção de opiniões que violem as Leis, a moral, os bons costumes e/ou direitos de terceiros. O portal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários publicados que não respeitem os critérios impostos e/ou estão fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet