Notícias / Saúde

23/03/25 às 10:09

Pequi em pó: pesquisa da UFG desenvolve variação do fruto para ser usada na culinária e na indústria farmacêutica

Outras frutas também estão sendo transformadas em pó, como o jambo. Segundo pesquisador, a substância também pode ser usada para fins farmacêuticos.

Vinicius Moraes, g1 Goiás

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo

Pesquisadores criaram pó a partir de poupa do pequi, em Goiás — Foto: Divulgação/UFG

Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, desenvolveram uma técnica inédita para transformar a polpa de pequi em pó. Segundo um dos pesquisadores e professor titular da Escola de Agronomia da Universidade, Flávio Alves, a variação mantém a cor amarela característica do pequi, além do sabor. O pó pode ser usado na gastronomia e também na indústria farmacêutica.
Flávio Alves afirmou que o sabor do pequi fica um pouco mais suave, algo que pode agradar mais aos paladares.
 
"Portanto, é mais fácil de ser aceito pelo consumidor, uma vez que muitos não conseguem interpretar o sabor exótico do pequi ao consumi-lo na forma tradicional", afirmou.
 
Além de facilitar o armazenamento e transporte do alimento, Flávio também destacou as aplicações da novidade para fins cosméticos na forma de hidratantes, protetores solares e cremes anti-idade. O pequi em pó também pode ser usado em suplementos alimentares, como em cápsulas com propriedades antioxidantes e outras benéficas à saúde.
 
Segundo Flávio, a substância também pode ser usada para fins farmacêuticos, auxiliando no tratamento de inflamações e distúrbios metabólicos.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do AguaBoaNews. É vedada a inserção de opiniões que violem as Leis, a moral, os bons costumes e/ou direitos de terceiros. O portal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários publicados que não respeitem os critérios impostos e/ou estão fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet