Notícias / Governo Federal

23/02/25 às 18:38

'Parem de conversa fiada', diz ministro à bancada ruralista

Carlos Fávaro não comunicou ao Congresso da situação e colocou mais lenha na fogueira

ANDREZA MATAIS

Da Folhapress - Brasília

Imprimir Enviar para um amigo
'Parem de conversa fiada', diz ministro à bancada ruralista

Fávaro, contudo, não tem interlocução com a bancada e a omissão virou novo motivo de críticas a ele

Foto: Instagram/Reprodução

Coube ao ministro Fernando Haddad (Fazenda) acalmar a bancada ruralista surpreendida com a informação de que os recursos do Plano Safra haviam acabado.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, não comunicou ao Congresso da situação e colocou lenha na fogueira ao relacionar o caixa vazio à falta de votação do orçamento para este ano.

Procurado, Fávaro reforçou a crítica. "Manda eles votarem o orçamento e pararem de conversa fiada", disse.

A coluna apurou que Haddad telefonou para o líder da bancada ruralista na Câmara, deputado Pedro Lupion (PP-PR), para acalmar a situação e informar que o Governo iria editar uma medida provisória para liberar R$ 4 bilhões ao programa de empréstimo aos produtores.

Esse contato caberia ao ministro da Agricultura. Fávaro, contudo, não tem interlocução com a bancada e a omissão virou novo motivo de críticas a ele.

A Casa Civil e o Ministério da Relações Institucionais, que têm como missão fazer a ponte com o Congresso, também cruzaram os braços.

Diante disso, coube ao ministro da Fazenda atuar como bombeiro.

As críticas de Haddad sobre a não votação do Orçamento foram respondidas com a informação de que o Governo não enviou ao Congresso a projeção da inflação. Dado crucial para a programação orçamentária.

O orçamento deste ano deveria ter sido votado em 2024.

O Congresso, contudo, segura a discussão até que o Supremo libere as emendas parlamnetares.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do AguaBoaNews. É vedada a inserção de opiniões que violem as Leis, a moral, os bons costumes e/ou direitos de terceiros. O portal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários publicados que não respeitem os critérios impostos e/ou estão fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet