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18/02/25 às 08:48

Pequenos negócios no interior: como empreender e garantir estabilidade financeira

Empreender no interior oferece muitas vantagens, como menos concorrência e maior proximidade com os clientes. Quer ter um negócio próprio? Daremos algumas dicas neste texto

Pequenos negócios no interior: como empreender e garantir estabilidade financeira

Foto: TheDigitalWay por Pixabay

Ter um negócio próprio é o sonho de muitas pessoas. Para termos uma ideia, segundo uma pesquisa feita pelo Centro Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (Sou Ciência) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em conjunto com o Instituto de Pesquisa IDEIA, "três em cada dez jovens brasileiros entre 18 e 27 anos têm como maior desejo profissional ter o seu próprio negócio ou a sua própria empresa", explicou o site da Agência Brasil.

Empreender no interior, por exemplo, pode ser uma ótima oportunidade, tanto pela menor concorrência quanto pelo crescimento de nichos específicos. No entanto, o sucesso no mundo dos pequenos negócios depende de planejamento, compreensão do público e uma boa gestão financeira. Mas como fazer isso? Falaremos um pouco neste artigo.


O que é necessário fazer para empreender e garantir estabilidade financeira?

A estabilidade financeira é um dos grandes objetivos da maioria das pessoas, não é mesmo? Porém, um dos grandes desafios está em como conseguir alcançar tudo isso tendo pequenos negócios no interior.

Mostraremos alguns passos. Anote aí!


1 – Entenda a demanda local

A primeira coisa que você deve fazer é entender como está a demanda do item que você vende ou o serviço que você deseja prestar.

O que as pessoas mais compram? Existe um nicho de mercado não explorado? A pesquisa de campo ajuda a entender os hábitos de consumo.

Por exemplo, em áreas turísticas, negócios relacionados ao setor de turismo, como hospedagem, alimentação ou passeios, podem ser uma boa aposta. Só lembrando que para esta ideia será necessário ter um carro, inclusive, para você levar as pessoas nos passeios.

Então, não esqueça de fazer a contratação de um seguro de carro. Aproveite que você pode fazer uma cotação de seguro automotivo online. Afinal de contas, não é legal ter problemas com o seu veículo e não ter um apoio ou até mesmo a oportunidade de ter um carro reserva.

Um seguro auto garante não apenas cobertura para acidentes, mas também protege contra roubos, danos e oferece assistência 24 horas. Dessa forma, você evita surpresas financeiras inesperadas e pode focar no crescimento do seu negócio sem preocupações adicionais.


2 – Aproveite a tecnologia a seu favor

Use as redes sociais e ferramentas digitais para divulgar seu negócio. Tenha uma boa presença online, seja através de Instagram, Facebook ou WhatsApp, pode atrair mais clientes de fora, além de fidelizar os locais.

Invista em fotos e vídeos de qualidade para mostrar seus produtos ou serviços. Utilize o Instagram e o Facebook para promoções e sorteios, criando engajamento com o público. O WhatsApp Business também é uma excelente ferramenta para atendimento rápido e eficiente. Além disso, considere criar um site ou uma loja virtual, facilitando as vendas e alcançando clientes fora da sua região.

Outra estratégia é investir em anúncios pagos, como Google Ads e Facebook Ads, que podem segmentar seu público-alvo e aumentar a visibilidade do negócio. A tecnologia também permite automatizar processos, como agendamentos, pagamentos e atendimento ao cliente, otimizando seu tempo e aumentando a eficiência.


3 – Escolha um modelo de negócio adaptado

Se o interior tem uma população menor, pode ser mais difícil manter um estoque grande, mas negócios online podem ampliar o alcance. Lojas virtuais de franquia de cosméticos ou serviços especializados podem ser lucrativos.

O segmento de cosméticos, inclusive, é o líder de venda direta no Brasil, segundo informações de um estudo feito pela empresa CVA Solutions e divulgada pela ABEVD (Associação Brasileira das Empresas de Vendas Diretas).

Miguel Krigsner, fundador do O Boticário, por exemplo, começou todo o seu negócio em uma farmácia de manipulação em Curitiba, Paraná. Já Alexandre Tadeu da Costa, dono da Cacau Show, vendia ovos de Páscoa no seu bairro em São Paulo. Se o negócio estiver adaptado para a necessidade do local, terá sucesso.


4 – Construa uma rede de parcerias

No interior, as relações interpessoais têm grande valor. Estabelecer parcerias com outros empreendedores locais pode gerar mais oportunidades de negócios.

Trabalhar com fornecedores locais, divulgar marcas da região e participar de eventos comunitários são formas de fortalecer sua presença e credibilidade.

E aí? Qual é o segmento que você deseja ter o seu negócio? Conte aqui nos comentários.

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