Notícias / Água Boa

13/02/25 às 11:31

Moradores da zona rural de Água Boa reclamam do transporte escolar

Secretaria de Educação diz que rotas estão em fase de adaptação

AguaBoaNews

com informações da Rádio Liberdade FM

Imprimir Enviar para um amigo
Moradores da zona rural de Água Boa reclamam do transporte escolar

Foto: AguaBoaNews

Nesta terça-feira (11), residentes da zona rural de Água Boa apresentaram queixas sobre o transporte escolar neste início de ano letivo.

Segundo apurou a Rádio Liberdade FM, mães de crianças e jovens relataram diversos problemas que seus filhos estão enfrentando, tanto na ida à escola, quanto na volta às suas moradias. Os pontos apontados foram:

- Horário de ida e volta do perímetro urbano, saindo de casa por volta das 9h e retornando às 21h, sendo tendo estas crianças entre 04 e 15 anos, fazendo com que tenham seu horário de almoço totalmente alterado para mais cedo e chegando com fome em casa pelo horário tardio;

- Pouco espaço no meio de transporte, levando crianças a irem em pé durante todo o percurso, fazendo com que as crianças cheguem à escola e em casa com queixas de dores nas pernas e algumas até com febre pelo percurso exaustivo;

- Recusa por parte do motorista em buscar as crianças em um ponto mais próximo de suas casas, como Fazenda JL, Fazenda Brasil Central e Água Boa II, exigindo que atravessem a MT-240, onde circulam carretas a todo o momento, muitas dessas crianças vão sozinhas e a pé para o ponto;

- Ausência de resposta da parte do motorista sobre a alteração repentina do horário do meio de transporte da zona rural, que antes buscava as crianças às 06h e retornava às 13h, como também a falta de explicação sobre o motivo dos atrasos, chegando até a bloquear o envio de mensagens no grupo onde as mães expuseram suas queixas;

- Alteração de horários sem reunião com pais e responsáveis;

- Secretaria de Educação não responde às mães via WhatsApp;

- Mãe de criança autista de 06 anos se queixa pela dificuldade de adaptação do filho em relação ao horário e mudança de rotina. Ela afirma que seu filho tem dificuldade em almoçar mais cedo.

- Ausência de segurança na chegada das crianças aos colégios, já que suas aulas começam 13h30, mas sempre chegam 40min mais cedo e ficando esse tempo sem algum responsável por eles.
 
Em entrevista, a secretária municipal de Educação Cléria Wagner Moresco informou que o transporte escolar municipal está em fase de adaptação, haja vista que o início das aulas no município iniciou nesta segunda-feira (10).

Cléria ainda relatou que há motoristas novos que estão ajustando a rota e que fará uma reunião com os pais afetados para repassar as mudanças e ouvir sugestões.

Veja abaixo a reportagem completa de Celso Blemer/Rádio Liberdade FM com a secretária municipal:

 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do AguaBoaNews. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes e/ou direitos de terceiros. O portal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet