Notícias / Cidades

23/01/25 às 09:06

Temporais de MT - Sobem para 22 municípios com decreto de situação de emergência

Diário de Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Temporais de MT - Sobem para 22 municípios com decreto de situação de emergência

Rio Branco é tomada pelas águas

Foto: Divulgação

Devido às constantes e fortes chuvas registradas nos últimos 15 dias em boa parte de Mato Grosso, o Governo do Estado segue monitorando a situação de 33 municípios e emitindo alertas e orientações por meio da Defesa Civil. Conforme o levantamento estadual, ao menos 22 municípios decretaram situação de emergência desde o início de janeiro deste ano.

As cidades com a declaração de emergência são Rio Branco, Salto do Céu, Paranatinga, Cuiabá, Nova Nazaré, Alto Paraguai, Luciara, Chapada dos Guimarães, Água Boa, Arenápolis, Itaúba, Nova Brasilândia, Vila Rica, Confresa, Rondolândia, Cocalinho, Serra Nova Dourada, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Porto Alegre do Norte, Canarana e Porto Estrela.

Contudo, até a última terça-feira (21), apenas Rio Branco e Salto do Céu solicitaram homologação estadual. Com a homologação, essas cidades podem ter acesso a recursos federais disponibilizados para ações de resposta aos desastres e de recuperação dos locais afetados, mediante apresentação do Plano de Resposta e do Plano de Trabalho.

O Governo do Estado também mantém o monitoramento aos municípios de Nossa Senhora do Livramento, Nobres, Santa Terezinha, Rondonópolis, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Denise, Nova Marilândia, Nova Olímpia, São José do Rio Claro e Lucas do Rio Verde.

Em Paranatinga (373 km ao Norte de Cuiabá), até então, apenas uma família permanecia desabrigada e alocada em um abrigo temporário montado pela Prefeitura. Não havia registros de desabrigados em outros municípios.

A Defesa Civil segue com equipes em Paranatinga e em Confresa, auxiliando no levantamento dos danos causados pelas chuvas. Nesta quarta-feira (22) devem ser distribuídos 400 cestas de alimentos, 400 kits de higiene e limpeza, 200 filtros de água e 100 cobertores às famílias atingidas pelas chuvas em Confresa.

Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado de chuvas em Mato Grosso nos primeiros 20 dias de janeiro foi de 205,8 milímetros, o equivalente a 95% do total de chuvas registradas em todo o mês de janeiro do ano passado.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do AguaBoaNews. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes e/ou direitos de terceiros. O portal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet