O mês de dezembro gera preocupação ao MT Hemocentro devido à baixa de doações de sangue no estado. Para manter o estoque, o banco de sangue faz um apelo à população mato-grossense e reforça a importância da doação.
De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanella, os meses de dezembro, janeiro e fevereiro costumam ser os mais escassos de doação.
"Nós precisamos da doação, precisamos que as pessoas estendam o braço e tenham esse gesto de solidariedade. A doação é super simples e segura e nos ajuda a salvar vidas no estado inteiro", disse.
O Hemocentro permanece de portas abertas, das 7h30 às 18h. O centro não irá atender nos dias 31 de dezembro e 1° de janeiro de 2025.
Os voluntários do interior do estado podem doar nas Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs), localizadas nos seguintes municípios: Água Boa, Alta Floresta, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Colíder, Juara, Juína, Primavera do Leste, Porto Alegre do Norte, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.
Doar sangue é mais simples do que muitos imaginam. Segundo a Dra. Gianne Hanna Guimarães, médica do Hemocentro, para fazer a doação, basta agendar um horário no site do MT Hemocentro ou ir diretamente até a unidade, na Rua 13 de Junho, em Cuiabá. No local, o doador passará pelas seguintes etapas:
Ficha com os dados pessoais;
Que envolve a avaliação dos sinais vitais, como pressão arterial e nível de hemoglobina;
Que é uma entrevista para verificar o estado de saúde da pessoa e garantir que o doador está apto para doar.
Fique atento às condições mínimas para a doação 👀
- Idade entre 16 e 69 anos de idade
- Para menores de 18 anos deverá ser apresentado o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou responsável legal
- Os Idosos devem ter realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos
- Pesar mais de 51 quilos
- Dormir pelo menos seis horas na noite anterior
- Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores
- Não fumar duas horas antes
- O doador não deve estar em jejum, mas a refeição deve ser feita pelo menos três horas antes da doação
- Devem ser evitados alimentos gordurosos, como açaí, abacate, leite e seus derivados (queijo, iogurte, manteiga), massas, frituras, ovos, maionese, sorvete, chocolate
- Se a doação for após o almoço, a refeição deve ser leve, com carnes grelhadas, saladas, arroz e feijão sem carnes
Como funciona o intervalo entre doações? ⏱️
A mulher pode doar até três vezes em um período de 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.
O homem pode doar até quatro vezes em um período de 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações.