Notícias / Negócios

09/06/15 às 18:27

Proteja-se: tentativas de fraudes crescem na internet

Aileen Rosik

Água Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
A adesão de novas plataformas para a aquisição de produtos online vem crescendo, e com ela surgem também novas tentativas de fraudes. Os fraudadores já se articulam para explorar possíveis fragilidades do “m-commerce” e a versão mobile de sites de diversos bancos. Em 2014, 7% das operações fraudulentas tiveram origem em aparelhos móveis, mas, de acordo com um estudo da Clearsale, esse percentual deve subir para 18% em 2015.
 
A tendência entre os golpistas é uma maior concentração nas transações com cartão não presente, ou seja, as compras e operações em que os consumidores fazem a distância, seja por meio de e-commerces, m-commerces ou internet banking. Dessa maneira, ao ter acesso aos dados pessoais e financeiros da vítima, eles podem aplicar seus golpes.
 
Segundo dados da Serasa Experian, ainda é possível que os fraudadores ajam de diversas formas, como, por exemplo, abrindo contas em bancos, criando empresas de fachada, solicitando cartões de crédito e adquirindo novas linhas telefônicas, além do financiamento de produtos de alto valor, geralmente eletrônicos ou automóveis.
 
Como se proteger
 
Existem algumas medidas simples que podem ser tomadas a fim de evitar cair em alguma fraude. Entre elas, está a verificação do site da loja ou do banco: um simples cadeado pode ser a prova de que você fará operações seguras nesse ambiente virtual. Endereços eletrônicos começados com “https” também são uma garantia de que os dados são criptografados.
 
Verifique se o site possui um certificado digital e qual é a sua reputação na internet, desconfiando de ofertas muito vantajosas em lojas pouco conhecidas. No caso de compras maiores, vale até mesmo realizar uma consulta do CNPJ da loja (saiba mais aqui), permitindo que você tenha acesso à reputação da empresa. Evite fazer essas operações financeiras usando wi-fi público, além de só clicar em ofertas, e-mails e promoções que você realmente confia na procedência.
 
Nos bancos peça sempre as medidas de segurança para utilizar o internet banking, como o Token, além de acompanhar seu extrato semanalmente.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet