Notícias / Agricultura

28/10/24 às 19:31 / Atualizada: 28/10/24 às 19:45

Sistema Diamantino: pré-lançamento acontece nesta terça-feira

Apresentação acontecerá pelo canal da Embrapa no Youtube (https://www.youtube.com/live/nrQ7i1CQTlk), a partir das 19h30 (horário Brasília). Acesse e ative a notificação.

Ariosto Mesquita

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Sistema Diamantino: pré-lançamento  acontece nesta terça-feira

Foto: Assessoria

Embrapa e Latina Seeds realizam nesta terça-feira, 29 de outubro, às 19h30min (horário Brasília), o pré-lançamento oficial do Sistema Diamantino (mecanismo para renovação de áreas degradadas da pecuária com geração de renda durante o processo e sem conversão para lavoura). O objetivo é permitir que o pecuarista brasileiro tenha acesso à nova tecnologia (totalmente desenvolvida em Mato Grosso do Sul, mas com aplicabilidade em várias regiões do país) em tempo de utilizá-la no ciclo 2024/2025.
 
A apresentação estará a cargo dos pesquisadores da Embrapa, Gessi Cecon e Marciana Retore e do diretor-executivo da Latina Seeds, Willian Sawa. O chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), Harley Nonato de Oliveira, fará a abertura. Tudo será online, com acesso gratuito, aberto a qualquer cidadão. A transmissão será feita de forma exclusiva pela Embrapa através de seu canal no Youtube - https://www.youtube.com/live/nrQ7i1CQTlk.
 
O “Diamantino” segue o conceito de “renovação” da Embrapa, que “é restaurar a produção de forragem introduzindo uma nova espécie ou cultivar, em substituição à anterior”, procedimento geralmente indicado quando mais de 40% do pasto está degradado. No entanto, de forma simultânea, ele permite a agregação de renda através da produção de silagem, para uso na propriedade ou comercialização, amortizando ou bancando os custos (às vezes com sobras) da renovação. Como é um mecanismo de sustentabilidade com retorno para a própria bovinocultura de corte, carrega em seu slogan a expressão “Renovação para a pecuária”  
 
O nome “Diamantino” (marca registrada no INPI) é uma referência à cidade mato-grossense (onde teria sido imaginado) e remete à preciosidade de um diamante, lapidado para o fortalecimento da pecuária brasileira. Após esta primeira etapa de apresentação, Embrapa e Latina Seeds definirão detalhes para o lançamento oficial em 2025.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet