Notícias / Luto

24/10/24 às 16:04 / Atualizada: 24/10/24 às 16:18

Morre em São Paulo o ex-pugilista Maguila, lenda do boxe brasileiro, aos 66 anos

Morre em São Paulo o ex-pugilista Maguila, lenda do boxe brasileiro, aos 66 anos

Maguila em 2023.

Foto: Redes Sociais/Reprodução

José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, morreu hoje em São Paulo, aos 66 anos de idade. O boxeador que é uma lenda do esporte nacional, lutava contra uma encefalopatia traumática crônica desde 2013.

Maguila foi um dos principais boxeadores brasileiros da década de 1980 e 1990, e um dos mais populares da história do boxe no Brasil. Ele competia na categoria dos pesos-pesados. Nascido em Aracaju, Sergipe, em 12 de junho de 1958, Maguila se destacou por seu estilo agressivo, força física e carisma, que o tornaram uma figura popular no cenário esportivo brasileiro.

O boxeador teve uma carreira longa e bem-sucedida, acumulando 85 lutas, com 77 vitórias (61 por nocaute), 7 derrotas e 1 empate. Ele foi um dos boxeadores mais conhecidos fora do eixo Estados Unidos-Europa, e enfrentou alguns dos grandes nomes da época, como Evander Holyfield e George Foreman.

Principais títulos de Maguila:

 
  • Campeão Brasileiro dos Pesos-Pesados - Foi campeão brasileiro diversas vezes, consolidando-se como o principal boxeador do país em sua categoria.
 
  • Campeão Sul-Americano dos Pesos-Pesados - Maguila conquistou o título sul-americano dos pesos-pesados, um dos primeiros grandes feitos de sua carreira.
 
  • Campeão Latino-Americano dos Pesos-Pesados pela Federação Internacional de Boxe (FIB) - Este foi um dos títulos de maior prestígio que Maguila conquistou, defendendo-o várias vezes.
 
  • Campeão Continental das Américas pelo Conselho Mundial de Boxe (CMB) - Outro título importante que ele conquistou ao longo de sua trajetória.
 
Maguila se aposentou do boxe em 2000, após uma luta contra o argentino Daniel Frank. Ele também se destacou como comentarista esportivo e participou de programas de TV, o que ajudou a mantê-lo na mídia.

Infelizmente, Maguila foi diagnosticado com encefalopatia traumática crônica (ETC), também conhecida como "demência pugilística", uma condição degenerativa cerebral comum entre boxeadores e outros atletas que sofrem repetidos golpes na cabeça. Desde então, sua saúde se deteriorou, e ele foi internado em diversas ocasiões para tratamento da doença.

Maguila foi uma figura icônica no esporte brasileiro, conhecido tanto por seu desempenho no ringue quanto por seu carisma fora dele.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do AguaBoaNews. É vedada a inserção de opiniões que violem as Leis, a moral, os bons costumes e/ou direitos de terceiros. O portal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários publicados que não respeitem os critérios impostos e/ou estão fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet