Notícias / Agricultura

21/03/16 às 10:40

MANIFESTAÇÃO - MST acampa na sede do Incra em Cuiabá

Soraya Medeiros-Gazeta Digital

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Cerca de 40 famílias do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar, 'Mãos que alimentam a Nação' (Sintraf - Nortelândia) estão acampadas em frente a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Cuiabá, desde segunda-feira (14).

O coordenador do Sintraf, Josafá Santos da Rocha disse que existe um processo na Justiça Federal, envolvendo a fazenda do Grupo Camargo Corrêa e o Incra. " O local ficará ocupado até esta situação ser resolvida".

Rocha informou que foi realizada uma reunião na última quarta-feira (16), onde ficou acordado o empenho dos órgãos em definir a situação da fazenda. "Caso o Grupo Camargo Corrêa ganhe a causa na justiça, o Incra tem a intenção de fazer uma oferta de compra da fazenda. Agora caso o Incra ganhe, o movimento vai entrar com pedido de desapropriação de uma parte ou de toda a fazenda", declarou.

O coordenador do movimento relatou que os acampados estão projetando um grande assentamento para centenas de famílias que dará impulso á economia do município de Nortelândia (253 km a médio-norte de Cuiabá). "A fazenda abrange uma área de 68 mil hectares, totalizando 51% da área do município e somente 18% está sendo produtiva à pecuária de confinamento", desabafou.

Rocha relatou que há 7 anos, cerca de 600 famílias aguardam o trâmite do processo administrativo de desapropriação. "Tem 2 anos e 5 meses que 200 famílias estão acampadas sobre lonas em frente a porteira da fazenda.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet