O Programa REM MT realiza o lançamento de duas cartilhas voltadas para as mulheres beneficiadas por projetos apoiados pelo programa. Um dos principais objetivos do REM MT é promover a participação feminina em todos os projetos financiados, para fomentar a autonomia financeira e proporcionar melhores oportunidades.
A cartilha ‘Comunicação e Mídias Sociais para Mulheres Indígenas’ foi produzida pelo Subprograma Territórios Indígenas do REM MT e traz orientações para a comunicação dentro e fora de seus territórios, mostrando que as mulheres indígenas podem se tornar importantes porta-vozes de sua cultura e de seu povo.
A cartilha aborda os conceitos gerais da comunicação e as diferentes maneiras de se comunicar, os meios disponíveis e a melhor forma de fazer essa comunicação, seja por meio de matérias ou pelas redes sociais. No material, elas encontram as principais dicas para começar a criar conteúdos para as redes sociais e conquistar seu próprio público.
Cartilha Comunicação e Mídias Sociais para Mulheres Indígenas - Imagem: Programa REM MT
Já a cartilha ‘Promovendo a Equidade: participação das mulheres nas cadeias de valor apoiadas pelo Programa REM MT’, foi desenvolvida a partir de um estudo, apoiado pela Cooperação Técnica Alemã GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), que buscou identificar a participação das mulheres nas cadeias de valor apoiadas pelo Programa.
Essa cartilha foi produzida pelo Subprograma Agricultura Familiar e Povos e Comunidades Tradicionais do REM MT, e houve destaque para as cadeias do açaí, babaçu, borracha, castanha do Brasil, cumbaru, pequi, sementes florestais e leite.
Na cartilha podemos observar que a equidade de gênero está presente em todas as cadeias apoiadas pelo Programa REM MT, com a ampla participação das mulheres em diversos elos das cadeias de valor, desde o plantio, produção, colheita, beneficiamento, transporte até a comercialização.
A cartilha ilustra a importância da equidade de gênero no desenvolvimento sustentável. A inclusão das mulheres em todas as etapas das cadeias de valor apoiadas pelo Programa é essencial para os objetivos do REM MT, assegurando oportunidades e promovendo a autonomia financeira feminina.
Cartilha Promovendo a Equidade: participação das mulheres nas cadeias de valor apoiadas pelo Programa REM MT - Imagem: Programa REM MT
Para acessar o conteúdo completo das cartilhas acesse:
Cartilha Comunicação e Mídias Sociais para Mulheres Indígenas
Cartilha Promovendo a Equidade: participação das mulheres nas cadeias de valor apoiadas pelo Programa REM MT
CONHEÇA O REM MT
O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado de Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento. O REM MT beneficia aqueles que contribuem para manter a floresta em pé, como os agricultores familiares, pequenos e médios produtores que praticam a agropecuária sustentável, povos e comunidades tradicionais e os povos indígenas. O REM MT também realiza o fomento de iniciativas que estimulam a economia de baixo carbono e a redução do desmatamento, a fim de reduzir as emissões de CO2 no planeta.
O Programa REM MT é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e tem como gestor financeiro o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO).