Notícias / Cultura

18/03/16 às 08:53

Sedec realiza evento em comemoração ao Dia do Artesão

Dayanne Santana | Sedec-MT

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Sedec realiza evento em comemoração ao Dia do Artesão

Foto: Assessoria/Sedec-MT

 
O secretário adjunto de Empreendedorismo e Investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Leopoldo Mendonça e a coordenadora do Programa de Artesanato da pasta, Maria Avalone, estiveram nesta quarta-feira (16.03) com um grupo de artesãos em um evento em comemoração ao Dia do Artesão, a ser celebrado no sábado, dia 19 de março.

O secretário adjunto ressaltou a importância da participação do artesanato na economia do Estado. “O artesanato está diretamente ligado a nossa secretaria, justamente por se tratar de uma atividade empreendedora. Temos que celebrar esta data e lembrar a importância da produção artesanal, relacionada a sensibilidade de cada artesão, habilidade e coração. Um trabalho que representa a cultura do nosso estado e que leva Mato Grosso para o mundo”.

Durante o encontro os artesãos puderam falar de suas experiências e apresentar sugestões. Para a presidente da Associação Mato-grossense de Produtores Artesanais, Patrícia Pontes, “agora a voz dos artesãos está sendo ouvida, isso é importante. Por meio dessas conversas, do ouvir as classes, as associações, vamos poder criar um projeto que realmente atenda ao artesão”.

A coordenadora do programa, Maria Avalone, destacou os valores de um produto de fabricação artesanal. “Quem faz artesanato não vende apenas um produto, vende o tempo empregado na produção, vende atenção, imaginação e um pouco do coração do artista”.

A presidente da Associação da Comunidade Umutina de Barra do Bugres, Neulione Alves Gomes, produz peças em madeira, semente e coco, há cerca de 20 anos. A artesã agradeceu a equipe da Sedec pelo apoio e parceria nos eventos do segmento. “Mesmo diante da atual situação de crise econômica do país, é importante a nossa participação nas feiras que ocorrem tanto em Mato Grosso como em outros Estados. As feiras itinerantes que a secretaria realiza contribuem para que o nosso produto seja divulgado e comercializado em vários lugares”.

Os artesãos puderam ainda, dançar ao som de clássicos do rasqueado cuiabano como “A Lua”, interpretados pelos músicos Henrique e Claudinho acompanhados pela dupla Maestro e Marechal. Houve também a entrega de presentes.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet